Após a autorização para 300 vagas, foi formada a comissão organizadora do novo concurso Polícia Penal RJ. A composição do grupo foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta segunda-feira, 10.
A comissão organizadora ficará responsável por:
estruturar o concurso público, responsabilizando-se pela sua realização, desde a abertura de inscrições até a sua final homologação, ressalvada as competências específicas da banca examinadora;
decidir sobre os pedidos de inscrição no concurso público e de isenção da taxa de inscrição;
apreciar a documentação exigida para a investidura no cargo público objeto do concurso; e
dirimir casos omissos inerentes à realização do certame.
O grupo é formado pelos seguintes inspetores da Polícia Penal do Rio:
Igor Bicaco João;
Rafael Cássio do Val;
Gleice Renata Martins da Costa Menezes dos Santos;
Danielle Amaral da Mata Nunes; e
Thiago Luiz Gomes França.
Entre as atribuições para estruturar o concurso público está a elaboração do termo de referência. Esse documento funciona como um espelho para o edital e reúne informações como cargo, vagas, requisitos, salários, estrutura de provas e cronograma.
Com base no termo de referência é iniciado o processo de contratação de uma banca organizadora. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como as provas objetivas.
Concurso Polícia Penal RJ tem aval para preencher 300 vagas
Em vídeo publicado nas redes sociais, ele confirmou que a autorização do concurso faz parte das medidas alinhadas entre o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Casa Civil e a Seap, para 2024.
"Eu não tenho dúvida que vai ser uma grande oportunidade para você que quer entrar no serviço público. Para você que gosta da nossa Segurança Pública, se prepara", disse Castro.
Desde 2012, não são realizados novos concursos para a Polícia Penal RJ. O último edital trouxe oportunidades para o cargo, ainda nomeado como inspetor de segurança e administração penitenciária.
A Fundação Ceperj foi a banca organizadora responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das etapas.
Os candidatos foram submetidos às seguintes fases:
fase 1: prova escrita de conhecimentos
fase 2: prova de capacidade física
fase 3: exame psicotécnico
fase 4: exame de sanidade física e mental.
Nas provas objetivas, foram cobrados conhecimentos em diversas áreas.
As disciplinas foram as seguintes: Língua Portuguesa, Informática, Direitos Humanos, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Noções de Direito Penal e Noções de Direito Penitenciário.
Confira mais detalhes sobre a autorização do novo concurso Polícia Penal RJ no vídeo abaixo: