O documento passa pelos ajustes finais junto à Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac UFF), banca organizadora da seleção.
O prazo foi informado ao Qconcursos Folha Dirigida nesta segunda-feira, 24, pelo presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Rio de Janeiro (SindSistema), Gutemberg de Oliveira.
Segundo ele, a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap RJ) confirmou que os preparativos já estão na reta final para a abertura do concurso.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Seap RJ e a Coseac UFF, ao qual Qconcursos Folha Dirigida teve acesso, também prevê que o edital seja elaborado e publicado até o mês de julho.
Polícia Penal RJ tem novo concurso público autorizado
(Foto: DEPPEN/PR)
A Coseac UFF foi confirmada como a banca organizadora do concurso no dia 14 de junho, mediante publicação no Diário Oficial do Rio de Janeiro. Ela será a responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.
A Secretaria de Administração Penitenciária formou uma comissão organizadora, no início de junho, para conduzir os trâmites do concurso junto à banca Coseac.
O despacho do governador Cláudio Castro prevê lotação nas unidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap RJ).
De acordo com o governador, a autorização do concurso faz parte das medidas alinhadas entre o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Casa Civil e a Seap, para 2024.
"Eu não tenho dúvida que vai ser uma grande oportunidade para você que quer entrar no serviço público. Para você que gosta da nossa Segurança Pública, se prepara", disse Castro.
Resumo do concurso Polícia Penal RJ
Órgão: Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP RJ)
Desde 2012, não são abertos novos concursos para a Polícia Penal RJ. O último edital destinado ao cargo, ainda trouxe a nomenclatura de inspetor de segurança e administração penitenciária.
A Fundação Ceperj foi a banca organizadora responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das etapas.
Os candidatos foram submetidos as seguintes fases:
fase 1: prova escrita de conhecimentos
fase 2: prova de capacidade física
fase 3: exame psicotécnico
fase 4: exame de sanidade física e mental.
Nas provas objetivas, foram cobrados conhecimentos em diversas áreas.
As disciplinas foram as seguintes: Língua Portuguesa, Informática, Direitos Humanos, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Noções de Direito Penal e Noções de Direito Penitenciário.