Concurso PPSA: ingresso de aprovados está previsto para 2025
Em relatório, Pré-Sal Petróleo estima que aprovados no novo concurso PPSA ingressem em 2025. Confira!
Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:15/04/2024 às 09:52
Atualizado em:15/04/2024 às 10:10
Um novo concurso PPSA está próximo de acontecer, isso porque a Pré-Sal Petróleo estima que os aprovados ingressem na empresa já em 2025.
O objetivo é formar um quadro de pessoal próprio e permanente para atender ao crescimento das atividades previsto para os próximos anos.
As informações constam no Relatório da Administrativa da PPSA em 2023, publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 12.
"A expectativa é de que os aprovados no concurso público ingressem na empresa em 2025 já para atender ao esperado crescimento de atividades previsto para os próximos anos", disse a empresa.
Como parte das etapas para a realização do concurso, no ano passado, a PPSA reapresentou à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) a nova proposta de Plano de Cargos e Salários (PCS).
A ação busca atualizar os níveis salariais aprovados anteriormente pela Secretaria e proceder outros ajustes considerados importantes para a atração e posterior retenção de empregados.
A abertura de concurso integra o Plano Estratégico da PPSA para o quinquênio 2024–2028, aprovado pelo Conselho de Administração no dia 15 de dezembro do ano passado.
Uma das diretrizes do Plano é adequar a empresa em termos de recursos humanos, tecnológicos e financeiros para atender ao crescimento de suas atividades.
Além de ampliar a comunicação junto aos públicos de interesse e implantar a gestão do conhecimento de forma a garantir a manutenção das capacidades técnicas e gerenciais da PPSA.
Com isso, a empresa deve manter a contratação de funcionários por concursos públicos. Segundo portaria publicada em 2022, a PPSA pode preencher até 163 postos. Esse é o limite para o quadro de pessoal da empresa.
Como representante da União, a PPSA é a responsável pela gestão de contratos de partilha no pré-sal.
Nesse tipo de contrato, áreas são licitadas; o consórcio ganhador paga um bônus de assinatura fixo; e o Governo fica com uma parcela do petróleo/gás produzido. Na prática, é como se o Governo se torne “sócio” no lucro obtido nas áreas sob esse regime.
Desde sua fundação, a PPSA ainda não realizou concurso público para seu quadro próprio de funcionários. Até hoje, a empresa conta com profissionais comissionados e contratados temporariamente.
Um dos últimos ingressos de profissionais na estatal foi em 2017, quando a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural teve um processo seletivo para a contratação de temporários.
Na época, foram contempladas 15 vagas imediatas e mais 225 para cadastro de reserva. Os salários variaram de R$5 mil a R$25 mil e as contratações aconteceram pelo regime celetista.
Todas as chances foram para o cargo de assistente. Para se inscrever era necessário ter nível superior em áreas específicas, fluência na Língua Inglesa e experiência de três a 15 anos, na área do Petróleo.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, com perguntas de: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. O processo seletivo teve validade de até dois anos.
No vídeo abaixo, saiba como estudar para concursos fazendo questões: