10h - Diretor-executivo da PRF, José Hott, e a diretora de Gestão de Pessoas, Silvia Borges, iniciam a transmissão ao vivo sobre o concurso.
10h08 - Diretores passam pelo cronograma do concurso e afirmam que pretendem cumprir as datas: "Vamos correr atrás disso. Existem fatores que independem de nós. Mas no que depender da PRF será cumprido", afirma Silvia.
10h13 - Diretores informam que será disponibilizado nos portais oficiais da PRF um conteúdo de apoio para disciplina de Legislação de Trânsito.
10h15 - Diretora Silvia informa que os candidatos terão que escolher sobre a Língua Estrangeira que desejam fazer a prova objetiva: Inglês OU Espanhol. A escolha será feita no ato da inscrição.
10h16 - Silvia informa que serão corrigidas 6 mil redações, sendo 4.500 de ampla concorrência, 1.200 negros e 300 pessoas com deficiência.
10h18 - Diretores comentam sobre as novidades no teste de capacidade física. A etapa é composta por cinco exercícios: barra fixa; shuttle run; impulsão horizontal; flexão abdominal; corrida de 12 minutos.
A novidade é a inclusão do shuttle run (teste de agilidade). A pegada na barra fixa é PRONADA. "A PRF vai divulgar vídeos para mostrar como cada exercício deve ser realizado e a forma correta de execução", disse Hott.
10h25 - Diretores discursam sobre a avaliação psicológica continuada. De acordo com eles, os candidatos farão testes psicotécnicos, realizados pelos profissionais do Cebraspe, banca contratada. É uma fase eliminatória. Os concorrentes serão considerados APTOS ou INAPTOS ao perfil do PRF.
10h26 - Sobre o exame de saúde, os diretores destacaram que o edital anterior trazia um índice mais restritivo sobre a capacidade ocular. Mas, agora, a PRF segue as normas do Código de Trânsito, uma vez que os policiais irão dirigir veículos de urgência.
10h30 - Diretores esclarecem que pode se candidatar a cota racial quem se autodeclara preto ou pardo. Haverá uma etapa de heteroidentificação.
10h40 - Os diretores falam sobre a etapa para apresentação de documentos e prova de títulos. "Caso o candidato já tenha a documentação exigida, entregue logo, pois os itens ficam no sistema da PRF. Se ainda não tiver, a CNH é exigida na inscrição online para o Curso de Formação e a conclusão do nível superior é na posse para o cargo', explica Silvia.
10h50 - A investigação social, segundo os diretores, ocorre concomitante a todas as etapas do concurso e até mesmo durante o Curso de Formação Profissional (CFP).
10h55 - Diretores explicam que o Curso de Formação será composto por provas teóricas e práticas. Os alunos deverão ter média de 6 pontos em cada disciplina e média geral de 7 pontos. Também existirão testes de capacidade física.
"No edital, já adiantamos os testes e índices para a prova física no CFP. Para que já comecem a preparação. Em caso de reprovação, o candidato estará eliminado do curso e do concurso", detalha Hott.
11h00 - Sobre o pedido de final de fila, os diretores esclarecem que os convocados para o CFP podem solicitar que fiquem para uma turma subsequente no curso de formação, que ainda não está confirmada.
"É um risco que o candidato corre. O que há, até o momento, é uma sinalização do governo para que tenhamos mais uma turma em 2022", aponta Hott.
11h05 - Diretores finalizam a live e desejam bons estudos aos candidatos.
|