Concurso Rio das Ostras-RJ: saem locais do primeiro dia de provas
A banca organizadora do concurso Rio das Ostras-RJ divulgou os cartões de confirmação para o primeiro dia de provas, marcado para o dia 24
Autor:
Publicado em:18/11/2019 às 08:30
Atualizado em:18/11/2019 às 08:30
No próximo domingo, 24 de novembro, serão realizadas as primeiras provas do concurso Rio das Ostras-RJ para os cargos do edital 01/2019. Os locais de aplicação já estão disponíveis para consulta pelo site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), banca organizadora, na 'área do candidato'.
O cartão de confirmação de inscrição conta com os horários e locais de prova. Os exames ocorrerão em dois períodos. Na parte da manhã, será a vez dos concorrentes a auxiliar de cuidados escolares, auxiliar de secretaria escolar, monitor de transporte escolar e monitor escolar. Os portões serão fechados às 9h.
Já no turno da tarde, as avaliações serão para os cargos de professor I (30h, Libras, Informática Educativa e Mediador de Leitura) e tradutor intérprete de libras. O fechamento dos portões será às 15h30. Em ambos os períodos, as provas terão quatro horas de duração.
De acordo com a Prefeitura, nesse primeiro dia de provas foram convocados 15.400 concorrentes de ampla concorrência. Os exames serão aplicados em 14 escolas do município de Rio das Ostras e duas de Macaé.
A organização do concurso orienta que os inscritos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Eles deverão levar um documento original de identidade (oficial e com foto) e canetas esferográficas de tinta azul ou preta.
Para os inscritos aos editais 2 e 3 da prefeitura e da Fundação de Fundação de Cultura (FROC) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) as avaliações serão nos dias 1º e 15 de dezembro, a depender do cargo.
Nesse caso, os cartões de confirmação com os locais de prova serão divulgados em até cinco dias úteis antes da realização do exame.
Provas do concurso Rio das Ostras-RJ terão 50 questões
As provas do concurso Rio das Ostras-RJ serão compostas por 50 questões de múltipla escolha. Tais perguntas estarão distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa; Lei Orgânica do Município e Conhecimentos Gerais sobre Rio das Ostras; Matemática; Informática; e Conhecimentos Específicos.
O número de questões por área varia conforme a função escolhida. A avaliação será de zero a 100 pontos, sendo classificado quem obtiver pontuação mínima de 38.
Apenas passarão por prova prática os participantes ao cargo de motorista, nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2020. Para contador, professor I e outras carreiras de nível superior (editais 2 e 3), ainda haverá uma avaliação de títulos.
Segundo o cronograma, os resultados finais estão marcados para 28 de janeiro de 2020, no caso dos candidatos do edital n°1, e 7 de fevereiro para os concorrentes do edital n°2. Os demais editais terão o resultado final publicado em 17 de fevereiro.
As oportunidades do concurso Rio das Ostras-RJ estão divididas entre a Prefeitura, Fundação de Cultura (FROC) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Os ganhos vão de R$998 a R$7.186,73.
O município, localizado a 156 km do Rio de Janeiro, contrata pelo regime estatutário. Isto é, que garante a estabilidade empregatícia ao servidor.
Concurso Rio das Ostras-RJ tem mais de 47 mil inscritos
Mais de 47 mil pessoas se candidataram ao concurso. De acordo com a banca organizadora, a seleção totalizou 47.515 candidatos nos cinco editais. Esse quantitativo já inclui ampla concorrência e pessoas com deficiência.
O destaque foi o cargo de professor I - 30 horas com 7.849 concorrentes. Em seguida, a função de agente administrativo com 3.463 inscritos. Ao todo, o concurso oferece 822 vagas para todos os níveis de escolaridade.
Para quem tem o nível fundamental, o concurso contempla 51 vagas. Já para o nível médio são 295 oportunidades e somente uma para formados no ensino técnico. Enquanto para os graduados, a seleção traz 495 vagas.
Prefeitura de Rio das Ostras:
Nível fundamental incompleto (antiga 4ª série, atual 5º ano): auxiliar de creche (feminino);
Nível fundamental: auxiliar de secretaria escolar e motorista;
Nível médio: agente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar educacional, monitor de transporte escolar, monitor escolar, secretário escolar;
Nível técnico: programador; e
Nível superior: analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, contador, fonoaudiólogo, médico em diversas especialidades, nutricionista, professor em diferentes disciplinas, tradutor e intérprete de línguas, psicólogo, psicomotricista, psicopedagogo, terapeuta educacional e web designer.