Concurso SEDF: novo edital de temporários sairá a partir de julho
Governo prepara novo concurso SEDF para professores temporários no segundo semestre de 2023. Provas estão previstas para outubro!
Autor:
Publicado em:01/03/2023 às 17:00
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
A Secretaria de Educação do Distrito Federal prepara um novo concurso SEDF para professores substitutos. O edital está previsto para publicação no segundo semestre deste ano, ou seja, a partir de julho.
Os profissionais serão contratados por tempo determinado para atuação em diferentes disciplinas, como Português, Matemática, Biologia, Libras e Inglês.
Os classificados formarão um banco de reserva de docentes para atender as necessidades de reposição de professores durante o ano de 2024, podendo a seleção ser prorrogada por mais um ano.
“O objetivo é que, quando esses professores tomarem posse, não haja mais a necessidade da contratação de professores temporários”, disse a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação (SEE), Ana Paula Aguiar.
De acordo com a subsecretária, a estimativa é que as provas sejam realizadas em outubro, já que a vigência da última seleção vai até dezembro deste ano.
Na oportunidade, foram selecionados 83 mil professores. “Os classificados ficam em um catálogo à disposição da Secretaria de Educação e são acionados toda vez que há a necessidade de substituir algum professor da carreira”, explicou a gestora.
Ana Paula lembrou também que cerca de 3 mil docentes ficam fora das salas de aula todos os anos para assumir cargos de diretores, vice-diretores, supervisores e vice-supervisores de ensino das 700 unidades educacionais existentes no DF.
Além desses, há ainda os professores que se afastam por licença ou férias. Em todos esses casos são necessárias as substituições.
Para se inscrever para o cargo de professor substituto é necessário ter nível superior/licenciatura na respectiva área. As remunerações variam de R$2.214,28 a R$4.228,56, a depender da carga horária.
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, anunciou que um novo concurso para efetivos será realizado. A promessa é que, em março, novos docentes sejam convocados e, na sequência, o edital seja publicado.
A SEDF tem concurso em andamento para 4.254 vagas, sendo 3.880 para professor de Educação Básica, 274 para gestor em políticas e gestão educacional e 100 para pedagogo - orientador educacional. A estimativa é que essa seleção seja concluída ainda no primeiro trimestre do ano.
Em seguida, a pasta irá preparar a abertura de um novo concurso para o quadro definitivo, uma vez que a carência não será totalmente suprida pelo último edital.
"Nós já vamos convocar esses aprovados e criar outro concurso, porque a demanda só aumenta", disse a secretária de Educação em entrevista ao Correio Braziliense.
O concurso para efetivos foi composto por provas objetivas e discursivas. Os candidatos tiveram que responder a 120 itens, no estilo CERTO ou ERRADO, sendo 40 de Conhecimentos Básicos, 30 de Conhecimentos Complementares e 50 de Conhecimentos Específicos.
Já na parte discursiva, os participantes elaboraram uma redação (dissertação) sobre Atualidades.
Os classificados ainda passaram por uma avaliação de títulos, em que receberam pontos por especializações acadêmicas, como cursos, mestrado e doutorado, experiência profissional e aprovação em cursos e processos seletivos.