Concurso Seduc CE para educação indígena é anunciado com 200 vagas

Pela primeira vez na história, o Governo do Ceará vai realizar um concurso Seduc CE, com 200 vagas para professores de escolas indígenas.

Autor:
Publicado em:18/05/2022 às 08:00
Atualizado em:27/07/2023 às 17:30

Um novo concurso Seduc CE foi anunciado na última terça-feira, 17. No entanto, diferente de outras seleções, esta será a primeira a contar com vagas para professores efetivos de escolas indígenas da rede pública.

Ao todo, segundo o Governo do Ceará, serão oferecidas 200 vagas, que irão contemplar 13 etnias.

Conforme os últimos editais, o Governo do Ceará costuma exigir o nível superior na área ou o nível médio na modalidade normal.

As vagas serão distribuídas para os anos iniciais e finais do ensino fundamental, além do nível médio, nos seguintes componentes curriculares:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias; e
  • Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas.

O concurso contará com três etapas, sendo elas: prova escrita, aula e avaliação de títulos.

O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, na tarde da última terça-feira, 17.

Segundo a chefe do Executivo Estadual, a confirmação de um novo edital faz com que isso fortaleça a presença, a carreira e o compromisso desses professores nas 29 escolas que são da responsabilidade direta da Secretaria da Educação (Seduc).

"Com isso, podemos afirmar e nos comprometer cada vez mais com a oferta de educação nas comunidades indígenas, que têm seus direitos e todo potencial para ser desenvolvido", destacou Izolda Cela ao justificar a ação.

Diante do anúncio, a governadora informou, ainda, que a portaria que vai instituir a comissão organizadora já será publicada. O grupo contará com representação indígena, da Seduc e também da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

"Agora, vamos botar a mão na massa para que em nenhum momento pare esse processo. Nosso compromisso é que tudo possa acontecer o mais rápido possível. Estivemos o tempo todo em uma mesa de negociação, olhando as vagas. Tudo isso foi construído com cada um. É um marco importante para que a gente possa construir uma educação cada vez melhor", disse a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Para a coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Ceará, Cristina Pitaguary, o concurso é uma demanda antiga que chega para levar estabilidade à categoria e esperança.

"É um momento histórico que a gente já espera há 30 anos. Nossa classe de professores indígenas já está com quase 700 professores. É uma porta que está abrindo para que, futuramente, aconteçam outros. Hoje, vamos poder ver que alguns professores vão ficar estáveis (em suas salas de aula)", disse a representante dos docentes.

Concurso Seduc CE para professores indígenas é anunciado (Foto: Carlos Gibaja e Tatiana Fortes)
Concurso Seduc CE para professores indígenas é anunciado
(Foto: Carlos Gibaja e Tatiana Fortes)

Veja como foi o último concurso Seduc CE

Sem editais para professores indígenas, os interessados no próximo concurso Seduc CE podem estudar as últimas seleções para os quadros do magistério do Ceará.

Um dos últimos concursos ocorreu em 2018, com oferta de 2,5 mil oportunidades para professores, com nível superior, em diversas especialidades. Confira abaixo a distribuição:

  • Arte-Educação (50 vagas);
  • Biologia (250);
  • Educação Física (100);
  • Filosofia (120);
  • Física (250);
  • Geografia (250);
  • História (250);
  • Libras (dez);
  • Espanhol (95);
  • Inglês (100);
  • Português (305);
  • Matemática (400);
  • Química (200);
  • Sociologia (120).

Com salários de R$1.794,12, para jornada de 20 horas, e de R$3.588,27, para 40 horas, a seleção atraiu 55.238 candidatos, que foram avaliados por meio de provas objetiva e prática, além de uma avaliação de títulos.  

O primeiro exame contou com 30 questões sobre Língua Portuguesa, Administração Pública, Leitura e Interpretação de Dados e Indicadores Educacionais e Educação Brasileira (temas Educacionais e Pedagógicos), além de 50 perguntas de Conhecimentos Específicos.

O concurso Seduc CE foi homologado no dia 27 de dezembro de 2019, ficando válido por dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.