Concurso Sefaz-ES consta no orçamento do estado nos anos 2020-2023

O concurso Sefaz-ES, previsto desde 2018, está nos planos do Governo do Espírito Santo e conta no orçamento do estado nos anos 2020-2023.

Autor:
Publicado em:06/09/2019 às 08:30
Atualizado em:06/09/2019 às 08:30

O concurso Sefaz-ES está previsto no orçamento do estado para os próximos anos. A previsão consta no Plano Plurianual (PPA) do Espírito Santo para o quadriênio 2020-2023. O programa foi divulgado na última quinta-feira, 5, pela Secretaria de Economia e Planejamento.

O PPA foi encaminhado pelo governo para aprovação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O plano apresenta os programas de atuação das políticas do governo, com objetivos, indicadores, ações, produtos, metas e regionalização para os três poderes do estado, além do o Ministério Público e da Defensoria Pública.

De acordo com o documento, diversos concursos estão previstos para os próximos anos (2020-2023), entre eles está a Secretaria de Estado de Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES).

Sefaz-ES prepara novo concurso (Foto: Assessoria de Comunicação Sefaz)
PPA prevê novo concurso Sefaz-ES nos anos 2020-2023
(Foto: Assessoria de Comunicação Sefaz)

 

O concurso Sefaz-ES está previsto desde 2018. Em dezembro do ano passado, a pasta formou comissão para levantar os cargos vagos e mapear a necessidade de servidores na Receita Estadual

O estudo tinha como objetivo auxiliar no planejamento do próximo concurso Sefaz-ES para a carreira de auditor-fiscal. Caso a Assembleia Legislativa aprove o Plano Plurianual do Espírito Santo, a seleção poderá ocorrer nos próximos anos.

Prepare-se para o concurso Sefaz-ES com provas anteriores!

Último concurso Sefaz-ES ocorreu há cinco anos

O cargo de auditor-fiscal tem o nível superior, em qualquer área, como pré-requisito. Para que seja realizado, o novo concurso precisa ser autorizado pelo governador. Além disso, o PPA, com o orçamento para os próximos anos, também precisa ser aprovado na Assembleia Legislativa.

último concurso Sefaz-ES para auditor-fiscal ocorreu há cinco anos, em 2013. Sem novos editais para a contratação de efetivos, a Secretaria de Fazenda do Espírito Santo não tem como convocar mais aprovados para suprir a carência de servidores por aposentadorias, mortes ou exonerações.

Na época, foram oferecidas 16 vagas para a carreira, com previsão de formação de cadastro de reserva. A remuneração inicial era de R$9.645,26, para jornada de 40 horas. O regime de contratação da Sefaz-ES é o estatutário, o que garante a estabilidade do servidor.

A banca organizadora do último concurso foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. O exame de múltipla escolha contou com 100 questões, sendo 70 de Conhecimentos Básicos e 30 de Conhecimentos Específicos.

Os aprovados nessas etapas ainda foram submetidos a uma análise de títulos. Os aprovados em todas as etapas foram convocados durante o prazo de validade da seleção, que foi de dois anos, cabendo prorrogação por igual período.