Concurso Sejus ES: secretaria mantém preparativos para edital em 2021
Mesmo com a suspensão de concursos no estado em 2021, Sejus ES afirma que buscará publicação de novo edital, como previsto. Confira!
Autor:
Publicado em:17/02/2021 às 15:11
Atualizado em:17/02/2021 às 15:11
A Secretaria de Estado de Justiça do Espírito Santo confirma que os preparativos de novo concurso Sejus ES em 2021 estão mantidos. A publicação do edital foi colocada em dúvida a partir da publicação do decreto 4818-R, que suspende a realização de concursos no estado este ano.
A boa notícia é que os órgãos podem pedir exceção a esse decreto. Para isso, devem encaminhar uma solicitação à Comissão de Melhoria de Eficiência e Racionalização dos Gastos Públicos (CMERGP).
O decreto, divulgado em 11 de fevereiro, vai ao contrário do estabelecido no Orçamento Estadual. O texto prevê a realização de diversos concursos em 2021, entre eles o da Secretaria de Justiça ES.
Diante do decreto, como fica o novo concurso Sejus ES? A Secretaria pretende entrar com pedido de exceção? Por meio de sua Assessoria de Imprensa, a pasta disse que os preparativos estão mantidos e que viabilizará a realização do concurso em 2021.
"A Secretaria da Justiça (Sejus) informa que a elaboração do concurso público está em andamento, sendo ainda definidos o quantitativo de vagas, cargos e salários. A pasta irá realizar os trâmites administrativos para viabilizar a realização do concurso público previsto para o ano corrente, considerando a demanda para reforço de equipe."
O último concurso para efetivos da Secretaria de Justiça do Estado foi realizado em 2012. Desde então, a pasta vê o número de cargos vagos aumentar nas unidades penitenciárias.
Em 2018, o então governador Paulo Hartung chegou a autorizar uma nova seleção para efetivos da Sejus ES. Contudo, o edital não foi publicado. A oferta seria de 200 vagas para inspetor penitenciário.
A carreira requer o ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$2,7 mil (valor de 2018 com a inclusão do auxílio-alimentação).
Além da Sejus ES, o governo do Estado prevê a abertura de outros seis concursos em 2021: para Secretaria de Fazenda (Sefaz ES), Polícia Civil (PC ES), Polícia Militar (PM ES), Secretaria de Educação (Sedu), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Ieses) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
Comece sua preparação para o concurso Sejus ES
Com a estimativa de novo concurso para Sejus ES em 2021, os interessados devem começar a preparação o quanto antes. Isso porque os estudos antecipados aumentam as chances de aprovação.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas.
Estude para concursos com a Folha Cursos!
Resumo concurso Sejus ES 2021
Órgão: Secretaria de Estado de Justiça do Espírito Santo
Vagas: Não reveladas
Cargo: Não informado
Edital: previsto para 2021
Em 2019, Sejus ES teve seleção para temporários
Para suprir a demanda por novos funcionários, a Secretária de Estado de Justiça do Espírito Santo realizou, no final de 2019, um processo seletivo para temporários. A oferta foi de 100 vagas para as regiões da Grande Vitória e Aracruz, Norte e Sul.
Houve também formação de cadastro de reserva, na qual os aprovados puderam ser convocados no decorrer do prazo de validade.
A seleção foi feita apenas pela entrega de documentação comprobatória da qualificação profissional. Além da comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.
Por sua vez, o último concurso Sejus ES para efetivos foi realizado em 2012. Na época, o edital trouxe 500 vagas. Desse quantitativo, 250 foram para agente de escolta e vigilância penitenciária e 250 para agente penitenciário.
Ambos os cargos tiveram como requisito o ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), idade de 18 a 30 anos. Além de, na data da aplicação da prova de condicionamento físico, estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).
A banca organizadora foi a Fundação Vunesp. Os concorrentes foram avaliados por até seis etapas:
1ª. Fase: Prova Objetiva;
2ª. Fase: Prova de Condicionamento Físico;
3ª. Fase: Exame de Saúde;
4ª. Fase: Prova de Aptidão Psicológica;
5ª. Fase: Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada;
6ª. Fase: Curso de Formação.
A prova objetiva teve 50 questões, das quais 30 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades) e 20 de Conhecimentos Específicos (Direitos Humanos, Lei nº 7.210/84 – Lei de Execução Penal, Lei Complementar Estadual n.º 46/94, Lei n.º 9.455/97: Define os Crimes de Tortura).