A duração total da prova objetiva será de quatro horas e 30 minutos. Serão 60 questões de múltipla escolha, divididas pelas seguintes disciplinas:
- 15 de Língua Portuguesa;
- 5 de Informática Básica;
- 10 de Raciocínio Lógico;
- 5 de Atualidades;
- 5 de Noções de Direitos Humanos;
- 6 de Noções de Direito Administrativo;
- 8 de Noções de Direito Penal; e
- 6 de Noções de Processo Penal.
De acordo com o edital, será aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver, pelo menos, 50 pontos na prova e que não tenha nota zero em qualquer uma das disciplinas indicadas acima.
A prova de redação, por sua vez, consistirá na produção de um texto dissertativo entre 20 e 50 linhas, com valor total de 100 pontos. Para ser considerado habilitado será necessário obter, no mínimo, 50 pontos.
O prazo de validade do concurso Sejus ES será de dois anos, contado a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!
Locais de prova do concurso Sejus ES serão divulgados nesta terça, 3
(Foto: Divulgação)
Concurso Sejus ES oferece 600 vagas de nível médio
O concurso Sejus ES é destinado ao provimento de 600 vagas para o cargo de inspetor penitenciário.
Para ingressar na carreira, o candidato deve possuir a formação de nível médio, além de CNH na categoria "B" ou superior.
Cabe destacar que além das provas objetivas e de redação, os candidatos também serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Exame de aptidão física;
- Exame psicotécnico;
- Exame de saúde;
- Procedimento de heteroidentificação;
- Investigação social; e
- Curso de formação.
O salário inicial do aprovado será de R$ 3.741,06, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além da remuneração, os profissionais têm direito ao auxílio alimentação no valor de R$600.
Ainda no Espírito Santo, foi formada a comissão que ficará responsável pelo concurso MP ES.
Ainda não foram divulgadas as vagas e os cargos que serão oferecidos no edital, no entanto, 778 cargos efetivos foram criados recentemente, com a seguinte distribuição:
- 34 cargos efetivos para agente especializado;
- 143 cargos efetivos para agente técnico; e
- 601 cargos efetivos para agente de apoio/função administrativa.
Para agente especializado, será necessária a formação de nível médio, enquanto os demais cargos serão de nível superior.
Com os novos cargos, a expectativa é de que o novo concurso MP ES seja destinado ao provimento de parte do quadro de efetivos recém criado.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!