Concurso Semas PA: governo anuncia publicação do edital em 2020
O governo do Pará estima publicar o edital do concurso Semas PA em 2020, junto a outros dez órgãos públicos do Estado. Confira!
Autor:
Publicado em:07/02/2020 às 13:23
Atualizado em:07/02/2020 às 13:23
O governo do Pará anunciou na quarta-feira, 5, que o edital do concurso Semas-PA poderá ser publicado este ano. Além da seleção para ingresso na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, há previsão de outros dez novos editais em 2020.
Como por exemplo, para Procuradoria Geral do Estado (PGE), Polícia Militar, Polícia Civil, Secretarias de Saúde e Segurança. A realização dos concursos públicos, de acordo com o governo, faz parte de um conjunto de ações para assegurar os direitos da sociedade.
No caso da Semas-PA, os preparativos do novo concurso já foram iniciados. Em julho de 2019, a secretaria formou a comissão organizadora do edital para efetivos. Ao todo, quatro servidores integram o grupo. Eles serão responsáveis pelos trâmites internos como levantamento de cargos, vagas, escolaridades e elaboração do edital.
Também compete à comissão do concurso o desenvolvimento do projeto básico. Esse documento funciona como um espelho para o edital e apresenta dados importantes, como estrutura de provas e calendário previsto. Após ser aprovado, o projeto básico integra a licitação para escolha da banca organizadora.
As instituições participantes recebem o documento para propor o preço em ficar à frente da seleção. Geralmente, a que apresenta o menor preço e atende aos requisitos é a contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas.
Em contato com à FOLHA DIRIGIDA nesta sexta-feira, 7, a Assessoria de Imprensa da pasta disse que ainda não há um mês definido para publicação do edital. A comissão, no momento, ainda realiza o estudo para o número de vagas.
Há mais de dez anos, a Semas PA publicou edital de concurso para efetivos. Na época, foram oferecidas 309 oportunidades para todos os níveis de escolaridade. O regime de contratação da secretaria foi o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.
Em agosto de 2019, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará divulgou edital de processo seletivo para temporários. A oferta foi de 118 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A jornada de trabalho era de 30 horas semanais.
O nível superior foi destaque com 79 vagas disponíveis. Desse total, uma chance foi para pessoas com deficiência. As lotações ocorreram em vários locais, por exemplo, na capital Belém e outras cidades, como Altamira, Marabá, Redenção, Santarém, Itaituba e Paragominas. Os ganhos foram de R$2.809,37.
Para técnico em gestão de Meio Ambiente, as chances foram nas especialidades de: Meteorologia; Engenharia Sanitária; Agronomia; Engenharia Florestal; Engenharia Ambiental; Geografia; Engenharia Civil; Engenharia Química; Ciências Sociais; Ciências Biológicas; Geologia; Engenharia de Produção; Engenharia de Pesca; e Pedagogia.
Já para técnico em gestão pública, as oportunidades foram nas áreas de: Ciências Contábeis; Administração; Ciências Econômicas; Estatística; Ciência da Computação; e Engenharia da Computação.
As demais 39 vagas estavam distribuídas entre as carreiras de níveis fundamental e médio: assistente administrativo, assistente de informática, assistente de infraestrutura, motorista e auxiliar operacional. Todos com salário de R$998 mais benefícios.
O processo seletivo Semas PA foi realizado por meio de análise documental, curricular e entrevista. De acordo com o edital, o contrato administrativo teve duração de 12 meses, cabendo prorrogação por igual período, conforme necessidade da administração.