Concurso Sesap RN é recomendado em Plano Estadual de Saúde
Novo concurso Sesap RN pode ser aberto com a aprovação do Plano Estadual de Saúde para o período de 2020 a 2023.
Autor:
Publicado em:19/03/2020 às 13:30
Atualizado em:19/03/2020 às 13:30
Um novo concurso Sesap RN já está no radar do governo estadual. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, que realizou a última seleção para efetivos em 2018, tem recomendação para contratar pessoal efetivo no Plano Estadual de Saúde.
Aprovado no Pleno do Conselho de Saúde (CES-RN), o projeto considera o período de 2020 a 2023. Além do concurso público, também recomenda o aperfeiçoamento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da Sesap.
Ainda não há nenhuma previsão oficial do Governo do Rio Grande do Norte ou da própria secretaria de Saúde sobre o novo concurso público. O primeiro indício de que a seleção será realizada foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 19.
A Resolução nº 235/2019 dispõe sobre a aprovação do Plano Estadual de Saúde para o período de 2020 a 2023 do Estado. O texto, que não foi divulgado na íntegra, define metas e ações específicas de curto, médio e longo prazo para o Estado na área de Saúde.
Segundo a publicação no DO, entre as recomendações do Plano Estadual para os próximos três anos estão a ampliação do quadro de pessoal efetivo da Sesap RN, através de concurso público; e a atualização do Plano de Cargos dos servidores.
Outro ponto definido na meta é que Executivo Estadual amplie os esforços no sentido de complementar os recursos para garantir a validação dos objetivos estratégicos e a prestação de serviços no âmbito do SUS.
A resolução é assinada pela presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Geolipia Jacinto da Silva. Até o fechamento desta matéria, nenhum dos órgãos divulgou mais informações sobre os preparativos do concurso, que poderá ocorrer ainda este ano ou até 2023.
Último concurso foi realizado em 2018
Homologado em julho de 2018, o último concurso Sesap-RN ofereceu 404 vagas. As oportunidades foram distribuídas entre cargos de níveis médio, técnico e superior, com iniciais de até R$3.710.
Para graduados, as chances eram em cargos de assistente social, enfermeiro, engenheiro biomédico, engenheiro de segurança do trabalho, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, administrador, contador, terapeuta e médico em diversas especialidades.
No nível médio o único cargo era de assistente técnico em saúde. Já quem possuía o nível técnico pode concorrer a técnico de biodiagnóstico, técnico em enfermagem e técnico em radiologia.
Sob organização da Comperve, mais de 23 mil candidatos foram avaliados por meio de duas etapas. A primeira foi prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Foram 70 questões para candidatos de nível médio ou técnico e 50 para os de nível superior.
As disciplinas variavam conforme a escolaridade:
Nível médio e médio/técnico
Língua Portuguesa - 15 questões
Raciocínio Lógico e Matemática - 15 questões
Conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) - 15 questões
Conhecimentos Específicos da área escolhida - 25 questões
Nível superior
Língua Portuguesa - 8 questões
Raciocínio Lógico e Matemática - 7 questões
Conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) - 10 questões
Conhecimentos Específicos da área escolhida - 25 questões
A segunda etapa de avaliação do concurso Sesap-RN foi a análise de títulos, de caráter apenas classificatório. Foram aceitos títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Concurso Sesap-RN já chamou mais de mil aprovados
Dois dias após o concurso Sesap RN 2018 ser homologado, a secretaria já publicou a nomeação em caráter efetivo dos 404 candidatos classificados para as vagas imediatas. Porém, de lá para cá, bem mais pessoas que compunham o cadastro de reserva já foram chamadas.
A última nomeação foi publicada este ano, no Diário Oficial do dia 14 de março. Só nesta, 920 novos profissionais aprovados no concurso foram nomeados.
Essas pessoas têm até 30 dias para se apresentar e tomar posse, prazo que poderá ser prorrogado por igual período conforme interesse do selecionado. A nomeação objetiva fortalecer a rede pública de saúde para o enfrentamento da pandemia mundial do Coronavírus.