Superintendente confirma pedido de concurso Suframa com 200 vagas

Superintendente da autarquia federal, Bosco Saraiva, diz que concurso Suframa com 200 vagas está em avaliação no Ministério da Gestão.

Concursos Previstos
Autor:Luiz Gabriel Saldanha
Publicado em:24/08/2023 às 14:05
Atualizado em:24/08/2023 às 14:06

O superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva, participou do programa "O A da Questão", na última quarta-feira, 23, e comentou sobre o próximo concurso Suframa.


Segundo ele, 200 vagas de níveis médio e superior foram solicitadas e, atualmente, estão "em avaliação".


Apesar da afirmação do superintendente, o pedido que tramita no MDIC é para 200 vagas de nível superior, sem a menção de oportunidades de nível médio.


Os cargos serão distribuídos entre quatro superintendências adjuntas, sendo elas: Administração; Operações; Projetos; e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

“Eu já solicitei um concurso com 200 novos cargos. Vamos fazer o concurso. O nosso Ministério da Indústria e Comércio, ministro Geraldo Alckmin, já encaminhou para o Ministério da Gestão. Já está exatamente em avaliação", disse Saraiva.

O novo edital será para suprir o déficit de servidores provocado pela aposentadoria de profissionais que compõem o quadro da superintendência.


Boa parte dos servidores da Suframa trabalhava na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Técnológica (Fucapi), que tiveram o direito de ser efetivados na autarquia após sua extinção.


Os servidores estão aguardando apenas um ato da justiça para a aposentadoria. Caso eles se aposentem sem a realização de um novo edital, "setores fundamentais da Suframa irão parar", disse Saraiva.

"A maioria dos servidores da Suframa eram da Fucapi. Quando o contrato com ela foi extinto, uma pá de servidores ganhou o direito de continuar e ser efetivado na Suframa. Esses servidores estão já aguardando somente um ato da Justiça para a sua aposentadoria. Se eles se aposentarem, setores fundamentais da Suframa irão parar”, explica ou superintendente durante o programa "O A da Questão".

Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!

Edital da Suframa vai ofertar vagas de níveis médio e superior

(Foto: Divulgação)


Concurso já foi solicitado ao MDIC

A Superintendência da Zona Franca de Manaus encaminhou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) o Ofício nº. 1797/2023, com a solicitação da readequação e atualização do Plano de Cargos e Salários, e enfatizou a necessidade de novo concurso público.


Atualmente tramita no ministério um pedido, com 200 vagas para cargos de nível superior em diversas funções.


O pedido é motivado pela perda da força de trabalho nos anos de 2018 a 2022. A autarquia sofreu um déficit de mais de 18% nesse período.

"A necessidade de valorização dos servidores da Suframa e do reforço do quadro de pessoal da instituição já foi verificada pelo próprio ministro do MDIC e vice-presidente, Geraldo Alckmin, bem como pelas equipes do Ministério que estiveram recentemente em Manaus", disse o então superintendente interino da autarquia, Marcelo Pereira, em abril deste ano.

Último concurso foi em 2013

O último edital para a Superintendência da Zona Franca de Manaus foi publicado no final de 2013. Foram ofertadas 241 vagas, sendo 37 para cargos de nível médio e 204 para cargos de nível superior.


As remunerações ofertadas foram de R$ 2.726,84 e R$ 5.334,90. O concurso foi organizado pelo Cebraspe e contou com provas objetivas compostas por 120 questões, dividas em 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 questões Específicas.


As provas foram realizadas nas cidades de Manaus (233), sede da Suframa, e ainda Brasileia (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Itacoatiara (AM) e Tabatinga (AM), oa Vista (RR), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).


Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concurso públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram.