O superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva, participou do programa "O A da Questão", na última quarta-feira, 23, e comentou sobre o próximo concurso Suframa.
Segundo ele, 200 vagas de níveis médio e superior foram solicitadas e, atualmente, estão "em avaliação".
Apesar da afirmação do superintendente, o pedido que tramita no MDIC é para 200 vagas de nível superior, sem a menção de oportunidades de nível médio.
Os cargos serão distribuídos entre quatro superintendências adjuntas, sendo elas: Administração; Operações; Projetos; e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
“Eu já solicitei um concurso com 200 novos cargos. Vamos fazer o concurso. O nosso Ministério da Indústria e Comércio, ministro Geraldo Alckmin, já encaminhou para o Ministério da Gestão. Já está exatamente em avaliação", disse Saraiva.
O novo edital será para suprir o déficit de servidores provocado pela aposentadoria de profissionais que compõem o quadro da superintendência.
Boa parte dos servidores da Suframa trabalhava na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Técnológica (Fucapi), que tiveram o direito de ser efetivados na autarquia após sua extinção.
Os servidores estão aguardando apenas um ato da justiça para a aposentadoria. Caso eles se aposentem sem a realização de um novo edital, "setores fundamentais da Suframa irão parar", disse Saraiva.
"A maioria dos servidores da Suframa eram da Fucapi. Quando o contrato com ela foi extinto, uma pá de servidores ganhou o direito de continuar e ser efetivado na Suframa. Esses servidores estão já aguardando somente um ato da Justiça para a sua aposentadoria. Se eles se aposentarem, setores fundamentais da Suframa irão parar”, explica ou superintendente durante o programa "O A da Questão".
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!
Edital da Suframa vai ofertar vagas de níveis médio e superior
(Foto: Divulgação)
Concurso já foi solicitado ao MDIC
A Superintendência da Zona Franca de Manaus encaminhou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) o Ofício nº. 1797/2023, com a solicitação da readequação e atualização do Plano de Cargos e Salários, e enfatizou a necessidade de novo concurso público.
Atualmente tramita no ministério um pedido, com 200 vagas para cargos de nível superior em diversas funções.
O pedido é motivado pela perda da força de trabalho nos anos de 2018 a 2022. A autarquia sofreu um déficit de mais de 18% nesse período.
"A necessidade de valorização dos servidores da Suframa e do reforço do quadro de pessoal da instituição já foi verificada pelo próprio ministro do MDIC e vice-presidente, Geraldo Alckmin, bem como pelas equipes do Ministério que estiveram recentemente em Manaus", disse o então superintendente interino da autarquia, Marcelo Pereira, em abril deste ano.
Último concurso foi em 2013
O último edital para a Superintendência da Zona Franca de Manaus foi publicado no final de 2013. Foram ofertadas 241 vagas, sendo 37 para cargos de nível médio e 204 para cargos de nível superior.
As remunerações ofertadas foram de R$ 2.726,84 e R$ 5.334,90. O concurso foi organizado pelo Cebraspe e contou com provas objetivas compostas por 120 questões, dividas em 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 questões Específicas.
As provas foram realizadas nas cidades de Manaus (233), sede da Suframa, e ainda Brasileia (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Itacoatiara (AM) e Tabatinga (AM), oa Vista (RR), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).
Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concurso públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram.