Concurso Sumidouro-RJ: saem locais de prova do dia 5 de janeiro
Candidatos do concurso Sumidouro, no Estado do Rio de Janeiro, já podem conferir os locais em que realizarão as provas no dia 5 de janeiro.
Autor:
Publicado em:27/12/2019 às 13:00
Atualizado em:27/12/2019 às 13:00
Os candidatos do concurso Sumidouro, no Estado do Rio de Janeiro, já podem conferir os locais em que realizarão as provas, no dia 5 de janeiro de 2020. Os exames serão aplicados em dois turnos e em três municípios.
O edital de convocação para as provas foi publicado na última quinta-feira, 26, no site do Instituto Nacional de Concurso Público (INCP), organizador da seleção. De acordo com o documento, os exames serão aplicados em três cidades, sendo elas: Carmo, Sapucaia e Sumidouro.
Na parte da manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 9h, para o início das provas dos níveis médio e fundamental incompleto. Já à tarde a abertura dos portões ocorrerá às 13h30, com o fechamento às 14h30, para a realização dos exames dos concorrentes aos postos de níveis superior e fundamental completo.
As provas terão três horas de duração. O exame contará com 25 questões para o nível fundamental incompleto, 30 para o nível fundamental completo e 40 para os níveis médio e superior.
As disciplinas irão variar conforme o cargo e nível de escolaridade. Desta forma, o exame poderá contar com perguntas de: Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Locais, Matemática e Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos.
Para ser aprovado será preciso obter 50% ou mais dos pontos da prova. Além disso, o candidato que obtiver nota igual a zero em qualquer das disciplinas será eliminado. Os concorrentes habilitados serão encaminhados para as demais etapas, sendo elas:
Prova prática (eletricista, motorista e operador de máquinas pesadas);
Análise de títulos (professor, auxiliar de educação infantil e orientador pedagógico); e
Teste físico e avaliação psicológica (guarda municipal).
Concurso Sumidouro-RJ oferece 162 vagas
Ao todo, o concurso Sumidouro-RJ oferece 162 vagas. Desse total, 115 são para contratação imediata e 47 destinadas ao cadastro de reserva. As oportunidades abrangem cargos de todos os níveis de escolaridade, sendo a maior parte para o nível superior (64 vagas). Os vencimentos básicos chegam a R$2 mil.
A validade do concurso será de dois anos contados a partir da homologação do resultado final. O prazo ainda poderá ser prorrogado uma vez por igual período, chegando a quatro anos, a critério da Administração Municipal.
Durante esse período todos os aprovados para as vagas imediatas serão convocados. Já os candidatos habilitados no cadastro de reserva poderão ser chamados conforme a necessidade e disponibilidade orçamentária da prefeitura.
Os selecionados serão contratados conforme o regime estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público. Os regimes de trabalho variam de 22 a 40 horas por semana, dependendo do cargo.