A carreira conta com remuneração inicial de R$20.924,79, que ainda poderá aumentar com o auxílio-alimentação de R$1 mil que é pago aos servidores federais.
A portaria que autoriza o novo edital Susep foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14. Acesse aqui o documento na íntegra!
O aval está assinado pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e indica que o edital deverá ser publicado em até seis meses (180 dias), ou seja, até 10 de fevereiro de 2025.
Também foi autorizada a redução do prazo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova, que será de dois meses. Portanto, se o edital sair até fevereiro, as provas deverão ocorrer, no máximo, até abril de 2025.
Sem concurso, Susep tem cerca de 500 cargos vagos
A Superintendência de Seguros Privados está há mais de dez anos sem realizar concurso público e, por isso, tem visto crescer o seu número de vacâncias.
Por este motivo, inclusive, o pedido mais recente de concurso Susep foi feito para mais de 300 vagas, conforme apurou o Qconcursos Folha Dirigida, em junho. No entanto, a demanda autorizada ficou abaixo.
"A autarquia tem feito anualmente pedido para realização de novo concurso público e vem mantendo diálogo constante sobre o assunto com o Ministério da Fazenda e com o Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos (MGI), este o Ministério responsável por definir as prioridades da autorização dos novos concursos públicos no Poder Executivo Federal. No pedido mais recente, este ano, foram solicitadas 302 vagas para o cargo de Analista Técnico", disse a Susep, em nota.
O pedido foi encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Em março, a Superintendência já havia confirmado que um novo pedido seria encaminhado dentro do prazo. Isso porque todos os órgãos federais têm até o dia 31 de maio de cada ano, para enviarem suas demandas de concurso ao governo.
Se as 302 vagas já não eram vistas como suficientes pela Susep, a demanda de 75 oportunidades também não conseguirá suprir toda a necessidade da instituição. Afinal, atualmente, são cerca de 500 cargos que estão vagos e podem ser preenchidos.
De acordo com a autarquia, um novo concurso é a chance de amenizar a evasão de servidores diante da previsão de futuras aposentadorias.
A Susep é uma autarquia federal e tem a sua sede no Estado do Rio de Janeiro, por isso, costuma concentrar a maior parte das vagas em concursos nessa região.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Susep tem novo concurso autorizado para o preenchimento de cargos efetivos
(Foto: Divulgação)
Último concurso Susep completa 14 anos
A Superintendência de Seguros Privados não realiza um concurso Susep há 14 anos, desde 2010, quando o seu último edital foi divulgado.
A autarquia federal não pode realizar a contratação de novos efetivos, enquanto uma nova seleção não é aberta.
Na seleção passada, a oferta foi de 38 vagas para a carreira de analista técnico, nas seguintes áreas:
- Controle e Fiscalização;
- Atuaria;
- Administração e Finanças; e
- Tecnologia da Informação.
Foram mais de 15 mil pessoas inscritas. A Escola de Administração Fazendária (Esaf) foi a banca organizadora responsável.
Todos os candidatos do último concurso Susep foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 140 questões.
Veja as disciplinas que foram cobradas:
- Língua Portuguesa – 20 questões;
- Inglês – dez questões;
- Raciocínio Lógico-Quantitativo – dez questões;
- Direito Constitucional – dez questões;
- Direito Administrativo – dez questões;
- Legislação Básica – 20 questões; e
- Conhecimentos Específicos – 60 questões.