- Administrativa;
- Contábil;
- Econômica;
- Engenharia;
- Jurídica; e
- Tecnologia da informação.
Segundo o conselheiro-substituto Tiago Alvarez Pedroso, presidente da Comissão do Concurso Público, será disponibilizada inicialmente pelo menos uma vaga em cada uma dessas áreas, além da formação de cadastro de reserva.
A remuneração do cargo de auditor de controle externo é de R$22.460,20 (incluindo vencimento básico e verba de representação). Os servidores efetivos ainda recebem os benefícios de auxílio-alimentação, auxílio-saúde e auxílio-creche, pago a quem tem filhos de até seis anos matriculados em creche ou pré-escola.
Atualmente, o TCE PR tem 89 cargos vagos, que poderão ser preenchidos durante o prazo de validade. Além de outros que eventualmente fiquem vagos nesse período, se houver disponibilidade orçamentária e financeira e de acordo com as necessidades do Tribunal.
Fique por dentro dos concursos!

TCE PR tem preparativos em andamento para novo concurso de auditor
(Foto: José Fernando Ogura/AEN)
A previsão é que o edital seja publicado no começo de 2024, com provas aplicadas até junho. "Estima-se que o edital será publicado no início de 2024 e que as provas sejam realizadas até o final do primeiro semestre", afirmou Pedroso.
Concurso tem cinco bancas organizadoras na disputa
A comissão organizadora já concluiu os estudos para formatação do concurso, porém ainda realiza o processo de escolha da banca organizadora, que deve ser finalizada apenas no início do próximo ano.
Conforme o próprio TCE do Paraná, cinco bancas apresentaram propostas para organização do concurso, a convite do tribunal ou voluntariamente. São elas:
- Cebraspe;
- Fundação Getulio Vargas (FGV);
- AOCP;
- Instituto Nosso Rumo; e
- Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
Resumo concurso TCE PR
- Instituto: Tribunal de Contas do Estado do Paraná;
- Situação atual: banca em definição;
- Banca: em definição;
- Cargos: auditor fiscal de controle externo;
- Escolaridade: nível superior;
- Vagas: 6 imediatas + cadastro de reserva;
- Remuneração: R$22.460,20;
- Inscrições: a definir;
- Data da prova objetiva: a definir.
+ Saiba mais e comece a estudar para o concurso!
Concurso TCE PR terá provas objetivas e discursivas
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná também revelou como será a estrutura do concurso. Os candidatos serão avaliados por provas objetivas com 100 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais e Específicos, além de uma prova discursiva.
As provas serão realizadas em um único final de semana. Não está prevista avaliação de títulos.
A prova de Conhecimentos Gerais, comum a todos os cargos, deve ser composta de questões de Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Controle Externo, Auditoria governamental, Administração financeira e orçamentária, Administração geral e pública e Raciocínio Lógico.
Os Conhecimentos Específicos que devem ser cobrados para cada área são os seguintes:
Engenharia: Obras - planejamento, normas, fiscalização e legislação, obras de edificações, obras hídricas e de saneamento básico, obras rodoviárias.
Contábil: Contabilidade geral, Contabilidade Pública, matemática financeira e estatística.
Jurídica: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Financeiro, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Tributário.
Econômica: Economia e demografia do Paraná, economia brasileira contemporânea, microeconomia, economia do setor público, sistema financeiro nacional, avaliação econômica de projetos e ativos e estatística.
Tecnologia da Informação: Engenharia de software, infraestrutura de TI, contratações em TI, segurança da informação e Ciência de Dados.
Administrativa: Administração geral, Administração Pública, gestão de pessoas, gestão de processos e da qualidade, gestão de riscos e administração da produção e financeira.
Saiba como foi o último concurso TCE PR
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná teve seu último concurso realizado em 2016.
Na época, a oferta foi de 12 vagas imediatas mais formação para cadastro reserva, na carreira de analista de controle, nas áreas de:
- Administração;
- Arquitetura;
- Atuarial;
- Jurídica;
- Comunicação Social;
- Contábil;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Elétrica; e
- Tecnologia da Informação.
A banca organizadora foi o Cebraspe. Os candidatos foram submetidos a provas objetivas e discursivas.
Foram cobradas 100 questões na parte objetiva sobre Conhecimentos Básicos e Específicos. Já na parte discursiva foram exigidas quatro questões e um parecer sobre os Conhecimentos Específicos do cargo/área.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!