Segundo o documento, as matrículas deverão ser realizadas no período das 10h do dia 7 de setembro às 18h do dia 13 de setembro, no site da FGV, organizadora do concurso.
O programa de formação, de caráter eliminatório, será realizado em Brasília DF. O processo terá 120 horas de duração e será realizado de 2 a 31 de outubro.
Durante o curso de formação o candidato fará jus a auxílio financeiro, na forma da legislação vigente à época de sua realização.
O Tribunal de Contas da União já realizou a convocação para a segunda turma do programa de formação, em fevereiro deste ano.
O curso de formação, segunda etapa do concurso TCU de 2021, aconteceu entre os dias 10 de abril e 9 de maio, na cidade de Brasília DF.
Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Aprovados do concurso TCU são convocados para terceira turma do Programa de Formação
(Foto: Divulgação)
O Tribunal de Contas da União planeja uma proposta de novo modelo de concurso TCU. Em julho de 2023, o TCU formou a comissão que terá o objetivo de modernizar a seleção.
Assim, será possível recrutar servidores com habilidades interpessoais aderentes ao cargo que irão desempenhar.
Além disso, no Plano de Gestão 2023-2025 do TCU, há um projeto de aumentar o ingresso de grupos sociais minoritários.
Por isso, a comissão formada também deve propor novos critérios de diversidade, tais como gênero e raça.
Veja como foi o último concurso TCU
O último edital do Tribunal de Contas da União foi publicado em 2021 e ofertou 20 vagas, para o cargo de auditor federal de controle externo, em Brasília DF.
A carreira exigia o nível superior e, na época, contava com uma remuneração inicial de R$21.947,82, para jornada de trabalho de 40 horas.
A primeira fase do concurso TCU foi composta por objetivas e discursivas. As avaliação objetivas foram compostas por 100 questões divididas da seguinte forma:
Conhecimentos Gerais
Bloco I (30 questões): Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Controle Externo, Administração Pública.
Bloco II (20 questões): Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Sistema Normativo Anticorrupção.
Conhecimentos Específicos
Bloco I (25 questões): Estatística; Análise de Dados.
Bloco II (25 questões): Auditoria Governamental; Contabilidade do Setor Público; Análise das Demonstrações Contábeis; Administração Financeira e Orçamentária; Economia do Setor Público.
A prova discursiva foi composta por quatro questões discursivas, sendo duas de Conhecimentos Gerais e duas Específicas.
Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concurso públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram.