Concurso TJ GO 2021 de analista: banca organizadora será a UFG
O concurso TJ GO 2021 para analistas judiciários será organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Edital deve sair em breve!
Autor:
Publicado em:30/08/2021 às 20:38
Atualizado em:30/08/2021 às 20:38
A Universidade Federal de Goiás (UFG) será a banca organizadora do concurso TJ GO 2021 para analista judiciário, cargo de nível superior. A informação foi confirmada pelo próprio Tribunal de Justiça de Goiás na segunda-feira, 30 de agosto.
O órgão autorizou a contratação da UFG para receber as inscrições do concurso e organizar as etapas, como provas objetivas. A decisão foi referendada pela Comissão de Seleção e Treinamento, presidida pela desembargadora Beatriz Figueiredo Franco.
A contratação foi aprovada pelo presidente do tribunal, desembargador Carlos França, após pareceres internos. A assessoria jurídica, por exemplo, emitiu parecer concluindo pela possibilidade jurídica de contrato direto com a UFG.
De acordo com o TJ, a banca apresentou a proposta de menor custo, dentre as instituições com reconhecida reputação ético-profissional, capacidade técnica e de logística para o desempenho da atividade.
“Não se pode negar ser a UFG uma instituição de renome, com vasta experiência em seleções e que, igualmente, já realizou, sem registro de intercorrências, o concurso destinado à contratação temporária de profissionais para o desempenho da função de juiz leigo no âmbito do TJGO, bem como o Concurso Unificado para Ingresso e Remoção nos Serviços Notariais e de Registro”, noticia o despacho assinado pelo presidente do tribunal.
Para chefe do Poder Judiciário, esse é um importante passo para a concretização de sua bandeira de gestão, que é a entrega rápida e eficiente da prestação jurisdicional.
“Para alcançarmos esse objetivo, faz-se necessária a contratação de servidores para a reposição da força de trabalho, o que permitirá ao Poder Judiciário prestar um bom serviço à sociedade”, afirmou.
A autorização para o concurso TJ GO foi concedida em maio, pelo presidente do tribunal. O ingresso dos novos servidores busca acelerar a prestação jurisdicional e o provimento dos cargos vagos decorrentes de exonerações e de aposentadorias.
Concurso TJ GO: tribunal prevê 99 vagas de analistas
Na segunda-feira, 30, o tribunal informou que o concurso deve ofertar 99 vagas para analistas judiciários. Porém, em maio, a informação do TJ era que seriam abertas 101 oportunidades para o cargo.
Folha Dirigida está em contato com o órgão para verificar qual será a oferta do próximo edital. O que já está confirmado, de acordo com o presidente do tribunal, é que o concurso será unificado. Ou seja, as vagas não serão distribuídas por região no edital.
Com isso, a chamada de aprovados será mediante a necessidade do órgão em cada localidade.
“A realidade do teletrabalho alterou bastante a questão, uma vez que a atuação antes dependia da presença física dos servidores na comarca. Além disso, sem a separação regional, é possível lotar servidores conforme forem apuradas demandas nas comarcas”, afirmou França.
O concurso terá validade de dois anos, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por mais dois. No decorrer desse período, o tribunal poderá convocar aprovados para preencher as vacâncias.
O cargo de analista judiciário tem como requisito o nível superior completo. O TJ de Goiás ainda não informou quais especialidades serão contempladas no edital.
Analista judiciário – Área de Apoio Judiciário e Administrativo: nível superior em qualquer área;
Analista judiciário – Área Especializada: nível superior em atividade profissional específica;
Analista judiciário – Área Judiciária e Oficial de Justiça Avaliador: nível superior em Direito.
O concurso TJ GO será composto por: provas objetivas e provas discursivas/estudo de caso, de caráter eliminatório e classificatório.
Último concurso TJ GO para analista foi em 2014
Uma boa forma de estudar para o concurso TJ GO é pela análise do último edital, publicado em 2014. Na época, foram disponibilizadas 474 vagas para analista judiciário, com exigência de nível superior em diferentes áreas.
As remunerações chegaram a R$3.879,91. As oportunidades foram distribuídas pelas 13 regiões judiciárias do estado.
A banca organizadora foi a Fundação Getulio Vargas (FGV). Os concorrentes foram submetidos a provas objetivas e discursivas. As questões abordaram Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Geo-História de Goiás), Conhecimentos Específicos e Legislação Complementar.
A exceção foi para o cargo de analista área especializada, em que foram cobradas Noções de Direito Constitucional e de Direito Administrativo, ao invés de Legislação Complementar e de Conhecimentos Específicos. Os participantes ainda tiveram que elaborar uma redação.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos de tribunais? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te auxiliar no caminho até a posse.