Concurso TJ GO: novo edital para cartórios é recomendado pelo CNJ
A abertura do novo concurso TJ-GO para cartórios foi uma das recomendações do CNJ no relatório de inspeção de 2019. Confira os detalhes!
Autor:
Publicado em:14/02/2020 às 15:55
Atualizado em:14/02/2020 às 15:55
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomenda que o Tribunal de Justiça de Goiás realize novo concurso TJ GO para cartórios. Em inspeção realizada em novembro de 2019, a Corregedoria Geral identificou a necessidade de preenchimento das serventias vagas.
No primeiro Encontro de Corregedores do Serviço Extrajudicial, em 2017, o TJ de Goiás se comprometeu a abrir novo concurso para cartórios. Porém, até hoje, o tribunal não cumpriu a meta. Diante de tais argumentos, o CNJ fez a seguinte recomendação:
“Que o TJ GO realize concurso público para o provimento e remoção dos serviços vagos há mais de seis meses nos termos da Lei, informando as providências adotadas no prazo de 90 dias”.
A boa notícia é que há dois procedimentos internos para divulgação do novo edital. Em julho de 2019, foi anunciada a contratação do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) como banca organizadora.
O órgão, porém, não revelou um prazo para abertura do concurso e publicação do edital. Assim como o valor dos salários iniciais.
Em geral, podem participar dos concursos para cartórios os bacharéis em Direito. Também pode concorrer que tenha exercido por dez anos completos a função no serviço, até a publicação do edital.
O último concurso TJ GO para cartórios ocorreu em 2008. A oferta foi de 50 vagas distribuídas pelos cargos de tabelião e oficial de registro. As oportunidades puderam ser preenchidas por ingresso ou remoção.
A Universidade Federal de Goiás foi a responsável por organizar a seleção. Os candidatos foram submetidos a provas objetiva, discursiva e de títulos. Foram cobradas questões de Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Comercial, Tributário e Legislação Especial.
A previsão é que as inscrições sejam de 2 a 31 de março. Já o resultado da prova objetiva, que é a primeira etapa do concurso, deve sair em 27 de julho. O cronograma proposto foi encaminhado pelo TJ à FCC no dia 30 de janeiro.
Os membros da comissão, por sua vez, fizeram uma reunião no dia 10 de fevereiro para revisar o edital, de modo que alguns pontos puderam sofrer alterações, inclusive as datas. FOLHA DIRIGIDA não teve acesso a essas possíveis mudanças.
O 57º concurso para a magistratura de Goiás vai ofertar 43 vagas. Para ingressar na carreira é necessário ser bacharel em Direito e ter, pelo menos, três anos de prática jurídica.
De acordo com dados de fevereiro de 2019, a remuneração inicial dos juízes é de R$28.884,25. Com as progressões, o valor pode chegar a R$35.462,28.
Além da FCC, a comissão organizadora do concurso analisou as propostas de outras bancas, como o Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cebraspe (antigo Cespe/UnB) e Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG).