TJ RJ começa a retomar concursos e aplica primeira prova. Veja!

Saiba como foi a segunda etapa do concurso TJ RJ para juízes substitutos, aplicada no domingo, 11 de julho.

Autor:
Publicado em:12/07/2021 às 11:35
Atualizado em:12/07/2021 às 11:35

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro iniciou a retomada de concursos públicos, após meses de suspensão pela pandemia do Coronavírus. A segunda etapa do concurso TJ RJ para juízes substitutos foi realizada no domingo, 11, na Universidade Santa Úrsula, na Zona Sul da capital.

Ao todo, 821 candidatos de vários estados do país foram habilitados para essa etapa do processo seletivo, composta por provas discursivas. O tribunal não informou o número de faltosos.

O próprio presidente do TJ do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Figueira, esteve no local de provas para desejar boa sorte e sucesso aos concorrentes. De acordo com ele, a retomada do concurso é fundamental para que o quadro de magistrados fique completo.

Com isso, segundo Figueira, o tribunal conseguirá prestar um melhor atendimento jurisdicional.

“Tenham confiança e utilizem o preparo que tiveram ao longo deste tempo para serem aprovados no concurso. Nós precisamos de muita gente passando e espero abraçá-los, muito em breve, no dia da posse”, disse o presidente Henrique Carlos de Andrade Figueira aos candidatos.  

Candidatos realizam segunda etapa do concurso TJ RJ para juizes
Candidatos do concurso TJ RJ para juízes realizam provas 
discursivas no domingo, 11 de julho (Foto: Felipe Cavalcanti/TJ RJ)

Suspenso desde março de 2020 pela pandemia de Covid-19, o concurso para magistratura teve sua retomada anunciada em maio deste ano. As provas discursivas, segunda etapa do processo, foram remarcadas para 11 de julho.

Durante a aplicação dos exames, foram adotadas medidas sanitárias obrigatórias, como o uso de máscara, a submissão a teste de temperatura, assepsia das mãos e afastamento das carteiras – com 40% de ocupação por sala.

Participantes que apresentassem alteração de temperatura corporal (temperatura igual ou superior 37,8ºC) ou que se recusassem à aferição de temperatura, bem como o uso de máscaras faciais não teriam a entrada admitida no local de aplicação das provas.  

Candidatos viajam para realizar etapa do concurso TJ RJ

O concurso TJ RJ oferece 50 vagas imediatas para juízes substitutos. Para se inscrever foi preciso ter até 65 anos de idade e bacharel em Direito há, no mínimo, três anos.

Os interessados também deveriam ter três anos de atividade jurídica, até a data da inscrição definitiva, exercida a partir da conclusão do curso de Direito. A remuneração inicial para os aprovados será de R$30.404,42.

A seleção atrai candidatos de todo país, que não medem esforços e nem distância para ingressar na magistratura. Uma delas é Joana Nogueira Bezerra, de 28 anos, que atravessou mais de 2.300 km – entre Fortaleza, no Ceará, até o Rio de Janeiro – para mais uma fase da avaliação.  

“Esta etapa é basicamente uma prova de resistência. Minha expectativa é fazer a prova no tempo, já que ela é longa e ao mesmo tempo muito corrida. O objetivo é cumprir o que foi proposto tirando o máximo de aproveitamento possível”, revelou a cearense. 

A segunda fase do concurso é constituída de três provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório. A primeira foi realizada no domingo, 11, com 25 questões discursivas.

Concurso TJ RJ para juiz ainda contará com outras fases 

Os classificados ainda serão convocados para provas práticas de sentença, em que deverão elaborar lavratura de sentenças, uma de natureza cível e outra de natureza penal.

Já a terceira fase do concurso consistirá na inscrição definitiva, avaliação dos candidatos com deficiência, exames médicos e psicológicos, da sindicância da vida pregressa e investigação social. A quarta etapa será a prova oral e a quinta e última fase composta da avaliação de títulos.  

Tais fases ainda não têm data marcada para aplicação. A primeira etapa do concurso, de avaliação objetiva, ocorreu no dia 15 de dezembro de 2019 e teve duração de cinco horas.

A prova teve 80 questões sobre Direito Civil, Direito Processual Civil, Organização Judiciária, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Penal.

Além de Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.   

Concurso TJ RJ para área de apoio deve ser retomado em breve

A aplicação dos exames discursivos da seleção para magistratura deve servir como teste e termômetro para que o Poder Judiciário avalie se é o momento adequado para retomar o concurso para técnicos e analistas. 

Ao todo, foram abertas 160 vagas para ingresso na área de apoio. Esse processo está suspenso desde março de 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19. 

Com o avanço da vacinação no estado e diminuição dos casos, a tendência é que o concurso seja retomado em breve, com novo cronograma e reabertura das inscrições.

A partir disso, os candidatos devem turbinar a preparação para as provas. Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Estude para o concurso TJ RJ