Concurso TJ RS para técnico e analista tem banca definida

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul definiu a banca organizadora do seu novo concurso TJ RS, para técnico e analista.

Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:10/07/2025 às 17:16
Atualizado em:10/07/2025 às 18:10

Foi publicado nesta quinta-feira, 9, no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) o ato que autoriza a contratação da banca organizadora do concurso TJ RS.


Conforme o documento, após manifestações das áreas técnicas, fica autorizada a contratação direta, por dispensa de licitação, da Fundação Getulio Vargas (FGV).


Com a definição da banca, as próximas etapas incluem a homologação do processo e assinatura do contrato entre as partes.


Ao todo, o concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul contará com 14 vagas, sendo elas nos cargos de:

  • técnico do Poder Judiciário: 10 vagas;
  • analista do Poder Judiciário - área Administrativa: 2 vagas; e
  • analista do Poder Judiciário - área Judiciária: 2 vagas.

O cargo de técnico exigirá o nível médio e contará com vencimento inicial de R$4.843,63. Já o analista da área Administrativa exigirá o nível superior em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais ou Economia.


O analista da área Judiciária, por sua vez, será destinado a candidatos com bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais. Em ambas as especialidades, a remuneração inicial será de R$9.226,01.


O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!

Concurso TJ RS será organizado pela FGV

(Foto: Divulgação)

Concurso TJ RS tem estrutura de provas definida

Conforme o termo de referência do concurso, documento utilizado no processo de escolha da banca, o concurso TJ RS será composto por uma etapa: provas objetivas.


As provas serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, Alegrete, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santo Ângelo, em dois domingos consecutivos, no turno da tarde, com quatro horas de duração.


Na primeira data, serão aplicadas as provas dos analistas, que terão 80 questões. O conteúdo será distribuído da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa (22 questões);
  • Conhecimentos Específicos - conforme a área escolhida (36);
  • Tópicos de Legislação (dez); e
  • Microinformática (12).

Já as provas dos técnicos serão realizadas na segunda data, contendo também 80 questões. A distribuição no entanto será a seguinte:

  • Língua Portuguesa (28 questões);
  • Raciocínio Lógico (24);
  • Legislação (16); e 
  • Microinformática (12 questões).

Concurso TJ RS terá edital este ano, diz órgão

O edital do novo concurso TJ RS está previsto para ser publicado ainda este ano. A expectativa é de que os aprovados sejam convocados no segundo semestre.


O cronograma estimado foi confirmado pelo próprio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por meio de seu portal institucional.


O órgão reforçou que as vagas serão destinadas às especialidades de analista, nas áreas Administrativa e Judiciária, e de técnico, na área Administrativo-Judiciária.

"O Conselho entendeu a necessidade de suprir servidores, em especial no 1º grau, ante o aumento de demanda de ações judiciais aceleradas pela implantação do eproc. Diante disso, a Administração do TJRS autorizou o concurso. Já está constituída comissão de concurso e na maior brevidade possível esperamos divulgar os editais correspondentes", informou o 2º vice-presidente do TJ RS e presidente do Conselho de Gestão de Pessoas (CONGEP), desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes.

Concurso TJ RS também prevê vagas na área da Saúde

Além da nova seleção em andamento, o TJ RS também possui autorização, desde 2023, para realizar um concurso voltado à área da Saúde.


O objetivo é preencher vagas no Departamento Médico Judiciário, com oportunidades nas seguintes especialidades:

  • Psicologia: 1 vaga;
  • Enfermagem: 2 vagas.

Para ambas as funções, é exigido nível superior completo na respectiva área de atuação.


Os preparativos para esse concurso ainda estão nos estágios iniciais e incluem a formação da comissão organizadora e a definição da banca responsável pela execução do edital.


Vale lembrar que o último concurso para servidores do TJ RS ocorreu em 2023, com foco na área de Tecnologia da Informação.


Na ocasião, foram ofertadas 26 vagas, sendo quatro para técnico de TI (nível médio) e 22 para analista de TI (nível superior).


A seleção foi organizada pela Fundação Vunesp e contou com etapas de prova objetiva e avaliação de títulos.


→ Acesse agora o calendário de julho, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!

Clique e saiba mais!

Carregando...