Concurso TJ SC cartórios: edital com 218 vagas deve sair nesta sexta, 17

De acordo com a comissão organizadora do concurso TJ SC cartórios, o edital está previsto para ser publicado na sexta-feira, 17 de julho

Autor:
Publicado em:14/07/2020 às 12:50
Atualizado em:14/07/2020 às 12:50

O edital do novo concurso TJ SC cartórios já tem data prevista para sair. De acordo com a comissão organizadora da seleção, o documento deve ser divulgado na sexta-feira, 17. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina oferecerá 218 vagas para ingresso por provimento ou remoção.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada como banca organizadora. Ela será responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como provas objetivas. As datas e demais informações constam em comunicado no Diário da Justiça Eletrônico de segunda-feira, 13.

Em 2019, o TJ de Santa Catarina chegou a publicar edital de concurso para cartórios. Mas, por decisão administrativa do tribunal, a seleção foi anulada, em fevereiro.

O órgão alegou a necessidade de criação de um projeto de lei para regularização de escrivanias, além da inclusão de mais serventias no concurso.

Quem se inscreveu no concurso anulado deverá efetuar uma nova inscrição para cada modalidade de ingresso (provimento e/ou remoção). O Tribunal de Justiça assegura apenas o aproveitamento do valor pago pela taxa de candidatura.

TJ SC prepara novo concurso com 218 vagas para provimento e remoção
TJ SC prepara novo concurso com 218 vagas para provimento e remoção
(Foto: Divulgação)

 

Para quem se inscreveu e não tem mais interesse em participar do concurso, o órgão fará o reembolso da taxa. Para isso, será necessário acessar o site da FGV, no período de 14 a 24 de julho, e preencher todos os campos do requerimento.

Além de efetuar o upload do comprovante de pagamento e/ou boleto bancário da inscrição. Será preciso ainda informar os dados pessoais do titular da conta bancária para o ressarcimento, com exceção de conta-salário.

“A devolução dos valores ocorrerá com a maior brevidade possível, a depender do número de solicitações, após o término do prazo para requerimento”, assegurou o presidente da comissão do concurso TJ SC cartórios, desembargador Volnei Celso Tomazini.

O TJ SC tem 218 serventias vagas, porém, o órgão não informou o quantitativo para provimento e para remoção.

enlightenedPara se inscrever a uma das oportunidades de provimento é preciso ter nível superior completo em Direito e ter exercido função em serviço notarial ou de registro por dez anos. Já para as vagas de remoção, é necessário ter delegação por mais de dois anos.

 

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Resumo concurso TJ SC cartórios

  • Órgão: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
  • Vagas: 218
  • Cargos: atividade notarial e de registro no Estado
  • Banca: FGV
  • Publicação do edital: 17 de julho

Último concurso TJ-SC cartórios teve 192 vagas

O último concurso TJ SC para cartórios, aberto em 2019, teve oferta de 192 vagas, sendo 128 para provimento e 64 para remoção. O edital, que acabou anulado, propôs que os candidatos fossem avaliados por meio de provas objetivas, escritas e práticas, orais e de títulos. A tendência é que essa estrutura seja mantida no próximo edital.[tag_teads]

No ano passado, a banca organizadora foi o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses). Somente as provas objetivas foram aplicadas As avaliações escritas e práticas não chegaram a ser realizadas.

Desde então, o tribunal começou os preparativos para publicação de um novo edital e escolha de outra banca.  A estimativa era abrir o concurso em 120 dias contados a partir de fevereiro.

O exame objetivo, em 2019, foi composto por 100 questões. Os inscritos tiveram que responder a perguntas de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas:

  • Direito Notarial e Registral – 30 questões; 
  • Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Empresarial – 25 questões; 
  • Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário – 25 questões; 
  • Direito Penal e Direito Processual Penal – dez questões; 
  • Direito Judiciário – cinco questões; 
  • Conhecimentos Gerais – cinco questões. 

A etapa discursiva teria quatro questões teóricas – de dez a 15 linhas –, uma questão prática – de 30 a 60 linhas. Além de uma dissertação – entre 20 e 30 linhas.