Um novo concurso TJ SP para a Magistratura está confirmado e já conta com banca organizadora definida. A Fundação Vunesp será, mais uma vez, responsável pelo edital com vagas para juiz.
O contrato com a instituição já foi assinado, e o extrato foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira, dia 29.
Este será o 192º concurso para a carreira de juiz do TJ SP. O próximo passo será a publicação do edital, o que não deve demorar a acontecer.
Segundo o extrato, o contrato com a Vunesp foi assinado no dia 24 de julho e terá vigência até janeiro de 2028.
A banca possui ampla experiência na organização de concursos do Tribunal de Justiça de São Paulo, tanto para a Magistratura quanto para outros cargos, como escrevente e analista.
Inclusive, a Vunesp também foi a responsável pelo 191º concurso para juiz, que ainda está válido e teve seu edital publicado em agosto do ano passado.
O que precisa para ser juiz no TJ SP?
A carreira de juiz do TJ SP exige como requisito o curso de nível superior bacharelado em Direito há três anos, no mínimo.
Além disso, também é exigida a comprovação de, pelo menos, três anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva. A carreira também pede que o magistrado tenha até 65 anos de idade.
Outro requisito a ser cobrado para o ingresso em concursos de juízes é a aprovação no Exame Nacional da Magistratura, o Enam.
As remunerações iniciais da carreira são de R$32.350,05.
→ Baixe o ebook Raio-X do edital Enam 2025/2 para te ajudar a garantir o certificado e seguir rumo à magistratura com segurança e planejamento.

Novo concurso TJ SP terá a Fundação Vunesp como banca
(Foto: Edson Lopes)
Como serão as provas do concurso TJ SP de juiz?
No último concurso, realizado em 2024, os candidatos ao cargo de juiz substituto foram avaliados em cinco etapas, realizadas na cidade de São Paulo. Foram elas:
- 1ª etapa: prova objetiva;
- 2ª etapa: prova discursiva;
- 3ª etapa: inscrição definitiva; sindicância da vida pregressa e investigação social; exames de sanidade física e mental; avaliação psicológica;
- 4ª etapa: prova oral; e
- 5ª etapa: avaliação de títulos.
A prova objetiva teve início às 13h e duração de quatro horas.
Os candidatos tiveram que responder a 100 questões, que foram distribuídas por três blocos:
- Bloco I: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente;
- Bloco II: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral; e
- Bloco III: Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Administrativo e Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, Direitos Humanos.
A segunda etapa, por sua vez, contou com uma prova discursiva, com uma dissertação e quatro questões. Além de prática de sentença, sendo uma de natureza cível e uma de natureza criminal.
Já a prova oral consistiu na arguição dos candidatos sobre conhecimento técnico acerca das matérias relacionadas no conteúdo programático.
Estude para as principais carreiras jurídicas com videoaulas, apostilas, questões e mais. Acesse aqui!
