A realização de um novo concurso TJDFT, para o cargo de juiz, foi autorizada pelo Conselho Superior. Além disso, a banca organizadora também já está definida e deve ser oficializada em breve.
A decisão pelo aval foi dada durante a 18ª Sessão Extraordinária do Conselho Especial, na função Administrativa, realizada em outubro, cuja ata foi publicada na última semana.
O concurso TJDFT terá vagas para a carreira de juiz de Direito substituto da Justiça do Distrito Federal. O quantitativo ainda será definido pela presidência, após análise orçamentária.
Além disso, também foi autorizada a proposta da indicação de contratação do Cebraspe. Portanto, a banca de Brasília DF será oficializada e ficará à frente da seleção para receber as inscrições e aplicar as provas.
Veja também:
+ Concurso TJDFT: PLOA 2024 prevê 1.690 vagas e favorece chamadas
Requisitos e salário
A carreira de juiz substituto do Distrito Federal tem os seguintes requisitos: bacharelado em Direito há, pelo menos, três anos, e atividade jurídica até a data de inscrição definitiva de três anos. Além de idade de até 65 anos na data da posse.
A remuneração inicial dos aprovados será de R$32.004,65.
A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!
Conselho autoriza a realização de um novo concurso TJDFT para juiz e define banca
(Foto: Divulgação)
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Último concurso TJDFT para juiz foi em 2022
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios vem de concurso recente para a magistratura. No ano passado, uma seleção foi realizada visando o provimento de 50 vagas para a carreira de juiz substituto.
O edital do concurso TJDFT de 2022 também foi publicado pelo Cebraspe.
Das 50 vagas, 23 eram para ampla concorrência, uma para pessoas com deficiência e seis para negros (pretos e pardos).
Etapas de seleção
O concurso TJDFT para juiz substituto costuma ser composto por várias etapas:, são elas
- Primeira etapa – prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Segunda etapa – duas provas escritas (questões e prática de sentenças cível e criminal, de caráter eliminatório e classificatório;
- Terceira etapa – inscrição definitiva e sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental; exame psicotécnico;
- Quarta etapa – prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Quinta etapa – avaliação de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade do TJDFT.
Na prova objetiva seletiva, os candidatos responderão a 100 questões, distribuídas em três blocos de disciplinas:
► Bloco I (40 questões): Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente.
►Bloco II (30 questões): Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Penal, Direito Processual Penal.
► Bloco III (30 questões): Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Empresarial, Direito Tributário, Noções Gerais de Direito e Formação Humanística.
Já as provas discursivas são divididas da seguinte forma:
- Prova escrita discursiva - questões
- Prova escrita discursiva - sentença de natureza cível
- Prova escrita discursiva - sentença de natureza criminal
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!