Concurso TRF3: banca define data para nova prova, após anulação

Após falha operacional, a Fundação Vunesp definiu uma nova data para reaplicar as provas do concurso TRF3 de dois cargos. Saiba todos os detalhes!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:30/11/2023 às 12:08
Atualizado em:30/11/2023 às 13:04

A Fundação Vunesp e o Tribunal Regional Federal da 3ª região definiram a nova data de aplicação das provas do concurso TRF3, que foram anuladas.


As provas serão realizadas em 28 de janeiro de 2024, de acordo com o comunicado divulgado pela banca e assinado pela presidente do TRF3, desembargadora Marisa Ferreira dos Santos.


Os exames anulados foram somente para os seguintes cargos:

  • técnico judiciário - área Apoio Especializado - especialidade Enfermagem - unidade de classificação: seção judiciária de Mato Grosso do Sul; e
  • analista judiciário - área Judiciária (sem especialidade) - unidade de classificação: seção judiciária de Mato Grosso do Sul.

A medida foi tomada em função de uma falha operacional da Fundação Vunesp na entrega dos cadernos de provas de dois candidatos, no dia 8 de outubro, que receberam exames de cargos diversos daqueles para os que se inscreveram.


Segundo o tribunal, as provas realizadas para os demais cargos permanecem válidas e seguirão o cronograma previsto em edital.


Inclusive, para os candidatos que não farão a nova prova, as notas das provas e os resultados dos recursos contra os gabaritos já foram divulgados e constam no site da banca.


Em comunicado, o TRF3 informou que a anulação tem o objetivo de resguardar a isonomia entre todos os candidatos que concorrem aos cargos, assegurando-se o mesmo direito de realizar as provas referentes às especialidades para as quais se inscreveram.

Como foram as provas do concurso TRF3?

Todos os candidatos ao concurso público do TRF3 realizaram provas objetivas compostas por 60 questões objetivas. A exceção foi a especialidade de agente de polícia, em que a prova teve 80 questões.


Além disso, também foram realizadas provas discursivas, de estudo de caso e de redação.


Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato precisará obter 50% de acerto em Conhecimentos Gerais e 50% em Conhecimentos Específicos. 


Os habilitados e melhor classificados nas provas objetivas e discursivas, para o cargo de técnico judiciário - agente da polícia judicial, serão convocados para a realização da prova prática de capacidade física. 


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!


Fique por dentro dos concursos!

Após provas anuladas, concurso TRF3 tem nova data anunciada pela banca

(Foto: Divulgação)


Cargos e vagas do concurso TRF3

O edital do concurso para o TRF3 conta com uma oferta de 21 vagas mais cadastro de reserva, para os cargos de técnico e analista judiciário, em várias especialidades.


Das oportunidades:

  • seis são para o cargo de técnico judiciário, com ganhos de R$8.046,84; e 
  • 15 são para o cargo de analista judiciário, com iniciais de R$13.202,62.


Confira a relação das áreas, de acordo com a especialidade escolhida:


Analista Judiciário: Administrativa; Arquitetura; Arquivologia; Contadoria; Enfermagem; Engenharia (Civil/Elétrica/Mecânica); Estatística; Informática; Medicina (Clínica Geral/do Trabalho/Psiquiatria); Psicologia; Serviço Social; oficial de justiça avaliador federal; ou Judiciária; e


Técnico Judiciário: agente da Polícia Judicial; Edificações; Enfermagem; Informática; ou Segurança do Trabalho.


Além da escolaridade, há cargos que exigem a comprovação da experiência na área de, pelo menos, dois ou três anos, ou, em outros casos.


Para alguns cargos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior, também é exigida.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!