A carreira de juiz substituto exige o nível superior dos candidatos. O quantitativo de vagas ainda não foi definido.
O que é preciso para ser juiz do TRF5?
Para se tornar um juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª região é necessário ter o curso de bacharel em Direito há, no mínimo, três anos.
A carreira também pede três anos de atividade jurídica, até a data da inscrição definitiva e idade máxima de 65 anos.
Os ganhos iniciais são de R$33 mil.
Último concurso TRF5 de juiz foi em 2017
O último concurso para a magistratura do TRF5 foi realizado em 2017 e foi executado pelo Cebraspe.
A seleção contou com 20 vagas para juiz federal substituto da 5ª região, sendo 15 para ampla concorrência, uma para deficiente e quatro para negros.
Os concorrentes foram avaliados por várias etapas, sendo a primeira composta por uma avaliação objetiva com 70 questões.
O exame contou com questões sobre Direito Constitucional, Administrativo, Direito Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Previdenciário, Financeiro e Tributário, Ambiental, Internacional Público e Privado, Empresarial e, por fim, Econômico e de Proteção ao Consumidor.
Na segunda etapa, foram aplicadas duas provas escritas discursivas. Além disso, a seleção também contou com provas de sindicância de vida pregressa, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e de títulos.
O mais completo plano do Qconcursos, com os melhores professores do país, está com uma oferta imperdível. Clique e confira!
TRF5 recebe aval do Pleno e vai realizar um novo concurso para juiz
(Foto: Getulio Bessoni)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Concurso TRF5 para a área de Apoio é iminente
Além da magistratura, o TRF5 também tem concurso previsto para o seu quadro da área de Apoio. A comissão foi formada em fevereiro deste ano, para dar início aos preparativos.
Na última semana, em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o TRF5 informou que trabalha para ter edital e provas no segundo semestre de 2023.
As convocações de aprovados devem ficar para 2024, por falta de tempo hábil para concluir todas as etapas.
A oferta do concurso TRF5 será apenas para o cargo de técnico judiciário, nas especialidades relacionadas à área de Tecnologia da Informação (TI).
Segundo o tribunal, o concurso deve ser para formação de cadastro de reserva.
O TRF5 ainda revelou que o processo de escolha da banca organizadora já foi iniciado. No concurso de 2017, a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a escolhida.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!