Com o concurso TSE unificado iminente, candidatos devem intensificar a preparação e aprimorar estratégias de estudo. Para direcioná-los, o professor Luiz Rezende traz principais assuntos para estudar em Administração Geral e Pública, disciplina esperada nas provas do certame.
Segundo o professor Luiz Rezende, a disciplina deve ser abordada tanto nas provas de técnico judiciário quanto para analista judiciário, ambos os cargos de nível superior de escolaridade.
Como os requisitos dos cargos são os mesmos, a expectativa é que a disciplina apresente a mesma abordagem nas provas.
Afinal, o que estudar em Administração Geral e Pública para o concurso unificado do Tribunal Superior Eleitoral?
> Não espere o edital para começar os estudos. Prepare-se já para o concurso TSE Unificado!
Professor Luiz Rezende traz dicas de Administração Geral para o concurso TSE unificado
(Foto: Portal Educativa MS)
Veja 4 temas para estudar em Administração Geral e Pública no TSE unificado
Luiz Rezende lista quatro tópicos mais relevantes na disciplina de Administração Geral e Pública para as provas do concurso TSE unificado.
São eles:
- Planejamento Estratégico;
- Gestão de Projetos;
- Gestão de Processos;
- Processo decisório.
Segundo o professor, o ponto de partida no estudo da administração inicia no processo de planejamento. Para isso, é necessário entender os níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional), bem como responsabilidade, prazo e resultados de cada nível.
É importante que os candidatos explorem não apenas os conceitos teóricos, mas também as ferramentas práticas envolvidas no Ciclo de Planejamento, como a Matriz SWOT e o Balanced Scorecard (BSC).
Para uma preparação ainda mais direcionada, Rezende sugere utilizar os últimos editais dos TREs para Técnico e Analista como base, adaptando-os para as particularidades do edital unificado do TSE.
>> Saiba mais: veja dicas de Direito Administrativo
Perfil da banca Cebraspe para o concurso TSE unificado
Outro ponto destacado pelo professor, consiste em compreender a abordagem da banca organizadora do concurso, o Cebraspe, para estar preparado para as questões na hora da prova.
“O Cebraspe é uma banca que se caracteriza por abordar a maior parte dos tópicos do edital e dividir bem as questões nos temas. Ela tem o perfil de elevar o grau de dificuldade das provas, porém tem alta recorrência de temas que foram abordados.
Com essas dicas do professor Rezende, suas chances de ter bons resultados nas provas aumentam e a aprovação fica cada vez mais perto.
Essas dicas e muitas outras estão disponíveis no E-book Guia de Estudos do TSE Unificado. Baixe gratuitamente e acesse orientações valiosas de professores, além de questões com gabaritos comentados.
Como será o concurso unificado do TSE
O concurso unificado do Tribunal Superior Eleitoral consistirá em uma única seleção, que terá a participação de 26 Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país.
Os cargos contemplados no edital do TSE Unificado serão os de técnico e analista judiciário, de diversas especialidades.
Ambos os cargos possuem como requisito o nível superior completo e salários de R$8.529,64 para técnico judiciário e de R$13.994,76 para analista judiciário.
+ Saiba tudo sobre o concurso TSE Unificado
O concurso unificado da Justiça Eleitoral será organizado pela banca Cebraspe, que já adiantou as etapas de avaliação do certame. São elas:
- prova objetiva;
- prova discursiva (somente para analista judiciário);
- exame de aptidão física (somente agente de Polícia Judicial);
- avaliação de títulos;
- avaliação biopsicossocial; e
- procedimento de heteroidentificação.
As provas objetivas serão aplicadas no mesmo dia, simultaneamente nas cidades sedes dos tribunais que aderiram ao concurso unificado do TSE.
Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!