Concurso TSE unificado: veja dicas de Direito Administrativo

Ferdinando Scremin traz dicas e orientações sobre Direito Administrativo, além de principais assuntos para a prova.

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:06/04/2024 às 08:34
Atualizado em:04/04/2024 às 11:37

Com o edital do concurso TSE unificado iminente, é fundamental uma preparação intensiva. Sob a organização do Cebraspe, as provas estão previstas para este ano e devem abranger diversas disciplinas, incluindo o Direito Administrativo.


Para direcionar os candidatos em Direito Administrativo, o professor Ferdinando Scremin compartilha orientações e dicas essenciais para a prova. 


Com base no último concurso unificado da Justiça Eleitoral, de 2006, onde a disciplina foi abordada, espera-se que o próximo edital siga os mesmos moldes. 


“Acreditamos que o próximo edital exigirá, no mínimo, os conteúdos cobrados no último concurso, sendo prudente acreditar que novas matérias poderão ser exigidas, a exemplo da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e dos atos e processos administrativos”, ressalta o professor.


A expectativa é que o Direito Administrativo seja cobrado tanto nas provas para os cargos de técnico quanto de analista, porém com nuances de cobrança distintas. 


+ Saiba tudo sobre o concurso TSE Unificado

Concurso TSE unificado é iminente e deve sair em abril

(Foto: Divulgação)


>> Prepare-se para o concurso TSE Unificado. Estude com os melhores professores do país!


Quais assuntos estudar em Direito Administrativo?

O professor de Direito Administrativo do Qconcursos, Ferdinando Scremin, lista os temas essenciais da disciplina. São eles: 

  • Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90); e 
  • Lei Geral de Licitações e Contratos Públicos (Lei nº 14.133/2021).


Esses assuntos podem ser cobrados tanto em provas de técnico, quanto analista. 


No entanto, Ferdinando aponta que as provas de analista devem apresentar outros tópicos, como: “a estrutura da Administração, os poderes, responsabilidade civil do Estado, serviços públicos, formas de controle, além da parte introdutória, incluindo os princípios”.


É importante que o candidato explore as bases da disciplina e compreenda os conceitos do Direito Administrativo. 


Ferdinando também destaca a necessidade de manter os estudos organizados de forma estratégica, alinhando a teoria e a prática de questões.


Além de compreender a sequência lógica dos conteúdos, que aborda: fontes, princípios, organização da administração pública, órgãos e agentes, poderes e deveres da Administração, formas de controle, responsabilidade civil do Estado, licitações e contratos.


Essas dicas e muitas outras sobre disciplinas que devem cair no concurso TSE unificado estão disponíveis no E-book Guia de Estudos do TSE Unificado. Baixe gratuitamente e acesse orientações valiosas de professores, além de questões com gabaritos comentados.


Como a banca Cebraspe aborda Direito Administrativo?

Segundo o professor Ferdinando, o Cebraspe apresenta uma abordagem técnica e jurídica em Direito Administrativo. A banca também possui familiaridade com jurisprudência.


O professor destaca a atenção dos candidatos em relação aos termos utilizados nas perguntas, visando evitar "pegadinhas”.


“Cada premissa é analisada isoladamente, e as conclusões dos enunciados devem guardar perfeita consonância com as premissas apresentadas”, acrescenta.


Quer acessar o Guia Completo de Estudos do concurso TSE Unificado? Baixe gratuitamente o ebook, com dicas e orientações dos melhores professores do país, além de questões com gabaritos comentados.