Concurso TSE Unificado: 68 técnicos são nomeados em Minas Gerais
TRE de Minas Gerais nomeia 68 técnicos judiciários aprovados no concurso TSE Unificado. Confira os detalhes!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:12/09/2025 às 17:50
Atualizado em:12/09/2025 às 17:50
O Tribuna Regional Eleitoral de Minas Gerais publicou nesta sexta-feira, 12, nomeações de 68 técnicos judiciários da área Administrativa, aprovados no concurso TSE Unificado.
De acordo com o tribunal, os novos servidores assumirão em breve seus cargos, sendo 12 na Secretaria do Tribunal e 56 nos Cartórios Eleitorais do interior.
Os nomeados receberão um e-mail do TRE-MG avisando sobre as próximas etapas a serem cumpridas. Entre elas, a apresentação de documentos e agendamento de exame médico e entrevista de admissão.
Anteriormente, o TRE de Minas Gerais já tinha realizado a nomeação de 45 analistas judiciários da área Administrativa, Judiciária e de outras especialidades.
TRE MG nomeia aprovados para técnico no concurso unificado
(Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG)
O TRE de Minas Gerais teve a segunda maior oferta no concurso unificado da Justiça Eleitoral. Foram 73 vagas imediatas mais cadastro de reserva, mais cadastro de reserva, nos cargos de técnico e analista.
O tribunal já nomeou mais de 100 aprovados, superando o número de oportunidades imediatas.
As convocações poderão ser feitas durante o prazo de validade do concurso, de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Nos últimos meses, diversos tribunais que participaram do concurso TSE Unificado têm realizado chamadas e nomeações de aprovados. Confira aqui!
Isso porque o projeto traz as vagas projetadas em concursos no próximo ano em âmbito federal, tanto para nomeação de aprovados quanto para a criação de cargos.
Para o Poder Judiciário, são previstas 6.174 vagas. Dentro desse total, o destaque é aJustiça Eleitoral que reúne 2.458 vagas, sendo 1.654 para provimento e 804 para criação.
Todos os anos, a partir do Orçamento sancionado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publica uma portaria com a autorização de provimentos por tribunal.
Com isso, cada órgão da Justiça Eleitoral pode conduzir os procedimentos de nomeação e posse dos seus novos servidores.
Para o concurso unificado da Justiça Eleitoral (TSE Unificado), os resultados finais ficam válidos, a princípio, até 2027. Por essa razão, mais nomeações, inclusive no cadastro de reserva, poderão ser feitas.
Vale ressaltar que a presença no PLOA não garante a nomeação de aprovados, sendo apenas uma previsão orçamentária. Para ser efetivada, é preciso ter a autorização e disponibilidade de recursos.
No vídeo abaixo, saiba mais sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual e os concursos federais:
Concurso TSE Unificado teve oferta de 412 vagas imediatas
O edital do concurso unificado da Justiça Eleitoral foi divulgado em 2024. Foram abertas 412 vagas imediatas mais cadastro reserva, para os cargos de técnico e analista judiciário.
As oportunidades foram para lotação no Tribunal Superior Eleitoral e em 26 Tribunais Regionais. Apenas o TRE do Tocantins não participou, realizando seu concurso individualizada.
Para ingressar nas carreiras o requisito é ter onível superior completo. A remuneração inicial do aprovado poderá chegar aR$16.637,08, já com o vencimento básico e o auxílio-alimentação reajustados.
O número representou um percentual de 47,95% de faltosos, para os cargos de técnico e analista judiciário.
O concurso também teve o Teste de Aptidão Física (TAF), aplicado em fevereiro para agente da polícia judicial, além deprova de títulospara analistas.
→ Foi aprovado com a ajuda do Qconcursos? Ao contar sua história, você inspira outros concurseiros e ainda pode ganhar um brinde exclusivo. Envie aqui!