Concurso Uerj 2020: preparativos suspensos em virtude do Coronavírus

Os preparativos do concurso Uerj para assistente administrativo precisaram ser interrompidos para evitar a disseminação do Covid-19.

Autor:
Publicado em:27/03/2020 às 10:30
Atualizado em:27/03/2020 às 10:30

Os preparativos do concurso Uerj 2020 foram paralisados temporariamente. A decisão foi tomada para evitar a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro reiterou na última quinta-feira, dia 26, que, por conta da pandemia, somente atividades consideradas essenciais estão sendo tratadas pelas instituição de ensino. E que a pauta 'concurso público' não é uma delas.

Quem já está interessado no concurso deve, portanto, aguardar a retomada dos preparativos da maneira mais certa: estudando. Isso porque a seleção para a área de apoio será bem disputada.

O concurso já havia sido autorizado pelo reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, e o processo de escolha da organizadora já havia sido iniciado.

O cargo de assistente administrativo tem como requisito apenas o nível médio completo, e conta com remuneração inicial de R$3 mil (já incluindo os R$400 de auxílio-alimentação).

A carga horária é de 40h por semana. O regime de admissão da instituição é o estatutário. Logo, haverá estabilidade no emprego aos novos servidores.

 Coronavírus: como aproveitar a quarentena para se qualificar de casa?

Preparativos do concurso Uerj 2020 são interrompidos 
(Foto: Divulgação)


Uerj realizou o último concurso em 2010

O último concurso Uerj para o cargo de assistente administrativo foi realizada há dez anos, em 2010, e ficou a cargo do Cepuerj, responsável por organizar a seleção.

A única etapa de avaliação foi uma prova objetiva, composta por 100 questões. Houve 30 perguntas de Língua Portuguesa, 20 de Informática, 25 de Matemática/Raciocínio Lógico, dez de Noções de Inglês e 15 de Legislação.
 

 
Para ser aprovado, era preciso alcançar o mínimo de pontos exigidos em cada disciplina, e uma nota final igual ou superior a 70 pontos. A prova objetiva valia 140 pontos no total.

O concurso para assistente administrativo é aguardado desde 2015, quando o cargo foi citado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a universidade e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), para a substituição de profissionais terceirizados.

Nesse documento, a tabela com a distribuição das vagas por cargos desejável para a Uerj indicava 20 vagas para assistente administrativo.

No entanto, como esse TAC tem cinco anos, a carência de pessoal certamente é maior, sendo muito provável que a oferta seja ampliada. No mês passado, inclusive, um novo quantitativo estava em estudo.

Além das oportunidades em ampla concorrência, a instituição de ensino também deverá fazer a reserva para deficientes, negros e índios, assim como era a estimativa em 2015. 
 

Atribuições do cargo de assistente administrativo da Uerj:

→ organização, planejamento e execução de projetos;
→ registro, controle, divulgação e emissão de serviços gerais;
→ preparação de documentos visando sua reestruturação.