Concurso UFF: candidatos devem manter os estudos em dia
À espera da retomada do concurso UFF, professor aponta assuntos que merecem atenção em Direito Constitucional. Confira!
Autor:
Publicado em:28/10/2020 às 12:03
Atualizado em:28/10/2020 às 12:03
O especialista diz que o ideal é que os futuros servidores dediquem, ao menos, três horas por dia aos estudos para a seleção durante esse período de pandemia.
“Os concorrentes devem buscar alternar os conteúdos estudados e sempre fazer exercícios nos últimos 40 minutos. Nesse momento a rotina de estudo precisa ser intensificada, visto que a qualquer momento pode ser marcada a data da prova”, recomendou.
No que tange à disciplina de Direito Constitucional, Cleverson Amaro afirma que a melhor forma de estudá-la é por meio da própria Constituição, buscando exemplos no dia a dia.
Para o professor, o assunto direitos e deveres individuais e coletivos tende a ser o mais explorado na prova e, por isso, os candidatos precisam dar atenção especial.
Perfil da Coseac/UFF em Direito Constitucional
Uma das principais estratégias para ter um bom rendimento em provas de concursos públicos é estudar pelas questões elaboradas pela banca. Cleverson Amaro traçou o perfil de prova de Direito Constitucional da Coseac/UFF, organizadora do concurso.
“Essa banca elabora uma prova bastante técnica, com enunciados exaustivos e com respostas idênticas ao que está escrito na constituição. Há pouca doutrina nas provas da Coseac/UFF.” Por fim, o professor reforça que os candidatos devem realizar muito exercícios, inclusive provas anteriores. “As provas da Fundação Carlos Chagas (FCC) também podem ser utilizadas como suporte ao candidato”, finalizou.
A expectativa é que ainda este ano a universidade possa definir o novo cronograma do concurso, mas tudo dependerá do controle da pandemia do novo coronavírus. A Coseac/UFF já informo que, quando retomada, as inscrições da seleção serão reabertas.
A oferta inicial é de 63 vagas em diversos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. No entanto, mais 206 aprovados ficarão no cadastro de reserva. Com isso, a UFF poderá convocar até 269 concursados durante o prazo de validade da seleção, de um ano, podendo dobrar.
As lotações ocorrerão nos campi de Niterói (52 servidores), Angra dos Reis (um), Macaé (um), Rio das Ostras (quatro), Santo Antônio de Pádua (três) e Volta Redonda (um).
O destaque do concurso é o cargo de assistente em administração, cuja remuneração inicial é de R$2.904,96 (já incluindo os R$458 de auxílio-alimentação), para carga de trabalho de 40h semanais. São 17 vagas iniciais, sendo dez em ampla concorrência, duas para deficientes e cinco para negros.
Concurso UFF tem vagas para níveis médio, técnico e superior
Para concorrer, é preciso ter nível médio profissionalizante de técnico em administração, ou nível médio completo com experiência profissional de, pelo menos, um ano na área administrativa. No nível médio/técnico, a UFF oferece vagas para técnico de laboratório, técnico de tecnologia e técnico em enfermagem.
Já no nível superior, as oportunidades são para os cargos de administrador, bibliotecário, engenheiro (Eletrônica e Mecânica), fisioterapeuta e médico (várias especialidades).
Independentemente do nível de escolaridade, os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva com 65 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Noções Básicas de Administração Pública e 35 de Conhecimentos Específicos. Quem disputar as vagas de técnico de laboratório (em todas as especialidades) será submetido, ainda, a uma avaliação prática.