Concurso Unificado: 54 mil candidatos terão atendimento especial

De acordo com dados da organizadora da seleção, mais de 54 mil candidatos terão atendimento especial no Concurso Unificado.

Autor:Mateus Melis
Publicado em:12/04/2024 às 11:51
Atualizado em:12/04/2024 às 12:13


Entre os mais de 54 mil pedidos de apoio durante a aplicação das provas, foram identificadas 1.551 solicitações de gestantes, 1.874 de lactantes, 7.035 solicitações relacionadas ao autismo, além de outras deficiências.


Os auxílios solicitados passam por salas de fácil acesso, apoios para pernas e pés, cadeiras separadas e maior tempo de prova, além da aplicação de exames específicos para ampliação da grafia textual e cadernos em Braille.


De acordo com o MGI, serão 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um para atendimento às necessidades apontadas pelo candidato no ato de inscrição no Concurso Unificado.


É importante destacar que, entre as mais de 6 mil oportunidades oferecidas, o CNU também conta com 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs).


Além das provas objetivas e discursivas, os candidatos inscritos nas vagas reservadas aos PcD's ainda serão submetidos à avaliação de uma equipe multiprofissional da Cesgranrio.


A poucos dias do Concurso Unificado, o Qconcursos guia a sua jornada nesta reta final na Maratona CNU, com simulados gratuitos. Cadastre-se e participe!

Como serão as provas do Concurso Unificado?

As provas do Concurso Unificado serão aplicadas no dia 5 de maio, nos turnos da manhã e da tarde, de forma simultânea em 228 cidades.


No turno da manhã, as provas terão 2h30 de duração, ocorrendo das 9h às 11h30. Durante esse período, serão aplicadas questões objetivas de Conhecimentos Gerais e redação e/ou exame discursivo.


No turno da tarde, as provas terão duração de 3h30, ocorrendo das 14h30 às 18h. No turno vespertino, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos, com 40 questões para o nível médio e 50 para o superior.


Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas Gerais e Específicas ou nota zero na discursiva.

 54,2 mil candidatos terão atendimento especial nas provas do CNU

(Foto:  Ramiro Lucena/Folha Dirigida por Qconcursos)


Resumo do Concurso Público Nacional Unificado

  • Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal
  • Situação atual: inscrições encerradas
  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Vagas: 6.640
  • Remuneração: até R$23.579,71
  • Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
  • Data da prova objetiva: 5 de maio

Saiba mais e comece a estudar para o concurso.

80% dos inscritos no CNU têm entre 20 e 44 anos

Conforme dados divulgados pelo MGI, o Concurso Unificado reuniu mais de 2 milhões de inscritos. Deste número, 80,3% dos candidatos têm entre 20 e 44 anos de idade.


A análise sobre o perfil de inscrições no CNU, por faixas etárias, indica elevado interesse dos grupos de jovens e adultos com menos de 45 anos em integrar os quadros federais. 


Os dados sobre o número de inscritos segmentados por faixas etárias são da Fundação Cesgranrio, organizadora.


O maior quantitativo está na faixa de 25 a 34 anos, com 821.523 inscrições. Isso representa 38,3% do total de candidatos.


Nessa faixa etária, as mulheres representam a maioria, com 462.377 das inscrições (56,3%), enquanto os homens totalizam 359.146 inscritos (43,7%).


Os dados indicam um alinhamento ao perfil geral do CNU, que é composto por 56,2% de mulheres e 43,8% de homens. 

Novas autorizações de concursos federais ainda este ano

Na entrevista ao programa "Bom dia, ministra" , a titular do MGI, Esther Dweck também confirmou que novas autorizações de concursos federais ocorrerão ainda este ano.


Apesar da informação sobre as autorizações para os novos provimentos, não há detalhes sobre quais órgãos da Administração Pública serão contemplados.


A ministra também reforçou que, além das autorizações, o governo tem estudado se as novas vagas poderão ser ofertadas por meio de um novo Concurso Nacional Unificado ou de forma individualizada.


Isso porque a realização da segunda edição do CNU depende da disponibilidade orçamentária e volume de vagas a ser autorizado.


O que fazer na reta final da preparação do CNU? Veja as dicas no vídeo abaixo!


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso PRF - Aula de Direito Penal: Questões Cebraspe

Equipe Qconcursos