“Esse processo vai garantir melhores condições de trabalho e fortalecer o Legislativo para atender a população de Volta Redonda com eficiência”, afirmou o presidente.
O concurso da Câmara de Volta Redonda RJ contará com 11 vagas, sendo dez para agente legislativo I e uma para agente contábil legislativo I. A expectativa é que os cargos tenham o nível médio como requisito principal.
De acordo com o presidente da Casa, há uma preocupação com o quadro efetivo da Câmara diante do número de aposentadorias. Segundo ele, os servidores estão sobrecarregados e a solução é a realização de um novo concurso para preencher essas lacunas.

Novo concurso Câmara de Volta Redonda RJ tem licitação iniciada para escolher banca
(Foto: Divulgação)
Concurso Volta Redonda RJ é aguardado desde 2022
A realização do novo concurso para a Câmara de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, é aguardada há pelo menos três anos. Em 2022, durante coletiva de imprensa, o então presidente da Casa, Sidney Dinho, anunciou a seleção.
Na época, a previsão era realizar o concurso ainda naquele ano, com o mesmo quantitativo de 11 vagas efetivas. Segundo ele, seriam seis para provimento imediato e cinco para a formação de cadastro de reserva.
“No cargo de agente legislativo, o assessor pode ser utilizado em várias funções”, destacou o presidente.
Dinho também informou que a Câmara passava por uma reforma administrativa que extinguiria alguns cargos considerados obsoletos.
Em dezembro de 2022, após atrasos, o edital não foi publicado e a previsão passou para 2023. Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o ex-presidente explicou o motivo do adiamento:
“Não foi realizado este ano por ser ano eleitoral. Provavelmente ocorrerá em 2023”, disse.
No início de 2023, Paulo Conrado assumiu a presidência da Casa no lugar de Dinho e, desde então, os preparativos ficaram estagnados.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!
Veja como foi o último concurso da Câmara de Volta Redonda RJ
O concurso mais recente da Câmara Municipal de Volta Redonda aconteceu em 2012 e já completa mais de uma década sem nova seleção.
Na ocasião, foram oferecidas 16 vagas, distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variavam de R$684,20 a R$2.451,61.
Para quem possuía o ensino fundamental, havia chances para a função de motorista do Legislativo.
Já no nível médio, as oportunidades foram abertas para agente legislativo, telefonista, técnico de informática e recepcionista.
Os candidatos com graduação puderam concorrer ao cargo de analista de sistemas legislativo. A banca responsável pela organização foi o Instituto Nacional de Concurso Público (INCP).
A seleção contou com provas objetivas. No caso do cargo de agente legislativo, confirmado também no próximo edital, a avaliação teve 40 questões, divididas da seguinte forma:
- 10 de Língua Portuguesa;
- 10 de Lei Orgânica do Município (LOM);
- 10 de Regimento Interno (R.I.);
- 10 de Conhecimentos Específicos.
O concurso teve validade inicial de dois anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
