Concursos Alagoas: PGE autoriza avanços na Seplag, CGE e Seduc

PGE autoriza avanços em três concursos Alagoas, que somam mais de 1,4 mil vagas na Seduc, CGE e Seplag. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:17/11/2025 às 10:13
Atualizado em:17/11/2025 às 10:13

Boa notícia para os candidatos que aguardam os concursos Alagoas. O governo informou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) já concedeu aval para o avanço de três editais.


A autorização da PGE contempla os seguintes órgãos:

  • Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag);
  • Controladoria-Geral do Estado (CGE);
  • Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O anúncio foi feito nas redes sociais, em publicação conjunta do Governo de Alagoas com a PGE, sem detalhar prazos ou os próximos passos.

“Pode avisar nos grupos: os concursos do Governo de Alagoas SÃO REALIDADE e avançaram de fase. Fiquem ligados em todas as nossas redes e no Diário Oficial para conferirem todas as atualizações que estão por vir!”, diz o comunicado.

Os três editais fazem parte do pacote de concurso Alagoas anunciado pelo governador Paulo Dantas no último dia 28 de outubro.


Ao todo, serão abertas 11.220 vagas, distribuídas entre cargos de níveis médio e superior.


Desse total, 7.453 vagas serão destinadas a novos concursos públicos em diferentes órgãos, enquanto 3.767 vagas serão voltadas à contratação específica de militares e à convocação de militares da reserva.


Descontos de até 64% na Orange Fever Qconcursos — garanta o seu plano agora!

Mais de 11 mil vagas foram autorizadas em Alagoas para novos concursos

(Foto: Governo Federal)


Concursos Alagoas: veja vagas da Seplad, Seduc e CGE

Os três concursos Alagoas que tiveram aval da PGE para avançar com os preparativos totalizam 1.482 vagas, entre imediatas e cadastro de reserva. Confira a seguir a relação das oportunidades:


Secretaria de Estado da Educação (Seduc) - Magistério:

  • Vagas: 1.042, sendo 521 imediatas e 521 para cadastro de reserva;
  • Cargos: professor (nível superior).

Secretaria de Estado da Educação (Seduc) - quadro técnico:

  • Vagas: 400, sendo 200 imediatas e 200 para cadastro de reserva;
  • Cargos: analista educacional (nível superior).

Controladoria Geral do Estado (CGE):

  • Vagas: 10, sendo 5 imediatas e 5 para cadastro de reserva;
  • Cargos: analista de controle interno (nível superior).

Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag):

  • Vagas: 30, sendo 15 imediatas e 15 em cadastro de reserva;
  • Cargos: gestor público (nível superior) nas áreas de Administração, Análise de Sistemas, Arquivologia, Contabilidade, Geografia e Planejamento.

A própria PGE também possui concurso anunciado neste pacote de autorizações. O órgão foi contemplado com 20 vagas, sendo 10 imediatas e 10 para cadastro de reserva. Todas as oportunidades são para procurador do estado.

"Todas as áreas serão priorizadas. Por exemplo, no DER, nós precisamos de engenheiros, então é uma área de urgência. A Adeal precisa de concurso público, a Emater também, temos as áreas de Segurança Pública, Educação, Saúde, todas prioritárias. Agora, o Estado precisa seguir um rito burocrático, mas vamos realizar todos os concursos dentro da nossa gestão", disse o governador.

Comece a estudar gratuitamente para concursos. Cadastre-se e tenha acesso a videoaula, questões, gabaritos e mais!

Concursos Alagoas: escolha da banca será o próximo passo

A secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, informou que os cronogramas dos concursos Alagoas serão divulgados em breve. Segundo ela, algumas carreiras terão andamento mais rápido e devem ter edital publicado primeiro.


Já áreas como os quadros técnicos da Educação e da Secretaria da Fazenda ainda dependem de ajustes legislativos, o que deve alongar um pouco mais o processo nessas frentes.


O próximo passo, conforme destacou a secretária, será a definição da banca organizadora, que ficará responsável por conduzir as inscrições e aplicar as provas.


O governo reforçou que os concursos serão realizados de forma independente, e não em modelo unificado, como adotado no Concurso Nacional Unificado (CNU) e como previsto no Concurso Unificado de Pernambuco.


A expectativa é que a publicação dos editais e as etapas do concurso ocorram ainda durante o governo Paulo Dantas, ou seja, até o fim de 2026.


Saiba mais

Carregando...