Concursos DF: secretário prevê 6 mil novas vagas no próximo ano

Secretario da Seplad, Ney Ferraz, revela que a manutenção de concursos DF e mais contratações estão entre as metas do governo para 2024. Saiba mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:26/09/2023 às 14:33
Atualizado em:26/09/2023 às 15:00

O secretário Ney Ferraz, responsável pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) do Distrito Federal, promete que a realização de novos concursos DF estarão entre as metas do governo para 2024.


A realização de novos concursos e a manutenção das contratações no serviço público serão possíveis em função da recuperação do caixa, segundo o chefe da pasta. A informação foi passada em entrevista ao Correio Braziliense.

"Mesmo com toda essa crise, com queda de arrecadação, nós estamos continuando os trabalhos", disse Ferraz.

Ainda em função da pandemia, ele recorda que o orçamento dos últimos anos impedia concursos, nomeações, aumento salarial e mais ações.


No entanto, Ney Ferraz prevê que, ainda este ano, terá concurso e orçamento para quase 6 mil vagas no próximo ano.


Ele destacou ainda que, durante a gestão de Ibaneis Rocha, atual governador reeleito, foram nomeados mais de 21 mil servidores.

"Só em 2023 foram nomeados 6 mil servidores. Mesmo com toda essa crise, com essa queda de arrecadação, com toda essa dificuldade, nós continuamos a fazer o nosso trabalho. Eu quero que algum estado proporcionalmente diga que tenha feito tanta nomeação. Na educação teve um evento da nomeação foram mais de 2 mil pessoas ao mesmo tempo", disse.

O secretário não listou quais órgãos e vagas estão previstos para 2024. Mas, certamente muitas áreas serão contempladas.


Segundo Ney Ferraz, todas as áreas têm suas carências e necessidades, mas Saúde e Educação têm ressalvas.

"Todas as áreas têm as suas carências. Todos os secretários têm suas necessidades, mas obviamente que algumas dessas são mais sensíveis. A educação, saúde para poder ter essa prestação. No próprio Cras, para diminuir as filas de atendimento, as agendas serem feitas com mais celeridade. Existe uma superioridade dos serviços básicos direcionados para a população de baixa renda e ela assim é o nosso principal foco que só onde as pessoas precisam", concluiu.

Novos concursos DF podem sair ainda este ano

Assim como antecipado pelo secretário, ainda há possibilidade de concursos DF serem divulgados este ano, até dezembro. A expectativa maior fica por conta dos editais da Polícia Civil do Distrito Federal.


A corporação trabalha com previsão de concursos PC DF para vários cargos, como: agente de custódia, delegado e área Administrativa. Além, é claro, das nomeações de agente e escrivão, que seguem com etapas em andamento.


Os editais de agente de custódia e delegado avançaram nos trâmites e tiveram aval da PG DF para que o Cebraspe possa ser contratado como banca. Já para a área Administrativa segue sem definição da empresa.


Também na Segurança, a Polícia Militar (PM DF ) já teve edital publicado, mas sofre com imbróglios judiciais envolvendo a suspensão. Atualmente, o STF adiou o julgamento da decisão e a seleção permanece sem previsão de retomada.


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Secretário Ney Ferraz garante concursos DF como metas do governo para 2024

(Foto: Carlos Gandra/CLDF)


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Concurso Ibram DF está autorizado

Quem também está na lista do governo e no radar para sair é o concurso Ibram DF. A seleção obteve aval para preencher 150 vagas.


O Governo do Distrito Federal autorizou que o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos preencha 150 vagas temporárias para brigadistas. O aval foi publicado no Diário Oficial. 


Conforme o edital de 2022, o Ibram DF seleciona os seus profissionais em duas etapas, sendo:

Primeira Etapa: avaliação dos documentos apresentados pelos candidatos, em que são avaliados a formação, a experiência profissional e cursos realizados pelo candidato, de caráter classificatório e eliminatório, e a investigação funcional nos órgãos que compõem o plano de prevenção e combate a incêndios florestais - PPCIF, de caráter eliminatório. 

Segunda Etapa: Teste de Aptidão Física – TAF e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas – THUFA, de caráter classificatório e eliminatório.

Detran DF tem concurso previsto para dois cargos

Após muitas tratativas e previsões, o Detran DF realizou o concurso público com vagas para técnicos e analistas. Agora, será a vez das carreiras de agente e especialista.


A seleção está prevista para 2024 e contará com vagas efetivas. No entanto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal ainda não foi autorizado, e a seleção encontra-se na fase de instrução interna.


Inclusive, o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Distrito Federal para 2024 (LDO) indica a previsão de autorização para realização e nomeação em concurso público para o Departamento de Trânsito.


Entretanto, a previsão é de somente 35 vagas apenas para o quadro de agente de trânsito.

O que é preciso par ingressar?

Para ingressar na carreira de agente, o candidato deve possui nível superior em qualquer área, além de Carteira Nacional de Habilitaão (CNH), no mínimo, na categoria "B".


Já para o de especialista, o candidato deve possuir nível superior na área contemplada pelo edital.


Em ambos os cargos, o último edital já foi homologado. De acordo com o documento, em 2024 serão providos 25 cargos para analista e 40 para o quadro de técnicos.

Concurso Emater DF teve edital publicado

Já entre os concursos com previsão de provimento está o da Emater DF. Com edital publicado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal oferta 126 vagas imediatas e para cadastro de reserva, em cargos dos níveis médio e superior. 


As vagas são para a carreira do Grupo Ocupacional de nível superior e Serviços Operacionais Finalísticos e para o Grupo Ocupacional de Apoio Administrativo de Serviços Gerais. 


O concurso é organizado pelo Iades e estará com as inscrições abertas no período de 20 de outubro a 3 de dezembro.


Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, a serem aplicadas no dia 21 de janeiro de 2024, nos turnos da manhã e da tarde. 


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!