Para isso, o órgão deverá responder a diversos pontos do ofício que possam justificar a necessidade de um novo concurso público. Veja:
a) Descrição das atividades e dos macroprocessos pelos quais se exercem as competências institucionais/legais e os produtos gerados ou serviços prestados;
b) Como essas atividades estão, direta e indiretamente, alinhadas às metas e diretrizes da Estratégia Institucional, nos programas e projetos constantes no PPA, no Mapa Estratégico e na Cadeia de Valor do Ministério;
c) Resultados e/ou metas estabelecidos e qual a situação atual em relação a esses objetivos;
d) As principais dificuldades e desafios decorrentes da deficiência da força de trabalho na unidade;
e) Os passivos e/ou processos com deficiência;
f) As demandas judiciais, as orientações dos Órgãos de Controle e do MPU, cujo objeto seja relacionado a reposição da força de trabalho (as informações acerca desse tema, contidas no Relatório de Gestão, também são válidas);
g) Impacto esperado com o ingresso da nova força de trabalho no desempenho das atividades e seus resultados;
h) Consequências geradas na produtividade e nas atividades pela não reposição da força de trabalho. Seu impacto negativo na Gestão do Conhecimento;
i) Distribuição dos servidores do quadro efetivo segundo as unidades descentralizadas, caso as tenha, nos níveis local, regional ou na sede; e
j) Medidas adotadas no sentido de otimizar, no âmbito da sua unidade, a alocação do quadro efetivo de servidores.
No documento, a secretária reforça que o ofício deverá ser respondido até o dia 28 de março de 2024.
A data estipulada, de acordo com Lucíola, possibilitará o desenvolvimento de um estudo completo e eficiente antes do prazo final de encaminhamento da proposta, que deverá obedecer ao disposto no artigo 4º do Decreto nº 9.739/2019.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!
Governo Federal inicia movimentações por novos editais
(Foto: Agência Brasil/EBC)
Organizado pelo Governo Federal, o Concurso Nacional Unificado (CNU) ainda está com inscrições abertas.
O período de inscrição ficará aberta até o dia 9 de fevereiro. Para se candidatar, é preciso ter uma conta GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata e bronze).
Primeiro, é preciso acessar o site do governo, autenticar a conta e depois finalizar o cadastro pelo site da Fundação Cesgranrio, a banca.
Depois, o candidato deve quitar a taxa de inscrição. Os valores são de R$60 (médio) e R$90 (superior). O pagamento ocorre por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU).
De acordo com a última parcial, divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a seleção já alcançou a marca de 1,5 milhão de inscritos.
De acordo com a ministra Esther Dweck, a expectativa é de que o número aumente ainda mais nesta última semana de inscrições.
"Nós sabemos que existe uma corrida na primeira e na última semana. Na primeira semana, atingimos 1 milhão de inscritos, embora esta semana tenha sido um pouco mais lenta como o esperado, imaginamos que na próxima semana o ritmo acelerará novamente”, disse a ministra Esther Dweck em entrevista a uma rádio na última quinta-feira, 1º.
A ministra ainda reforçou que, até o momento, metade dos 1,5 milhão de inscritos já efetuaram o pagamento da taxa ou já tiveram suas respectivas isenções confirmadas.
Quais os blocos do Concurso Unificado?
Por meio de oito blocos temáticos, o Concurso Unificado oferece mais de 6 mil oportunidades em mais de 20 órgãos federais.
Confira abaixo a distribuição das vagas entre os blocos do CNU:
- Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias - 727 vagas;
- Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação - 597 vagas;
- Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas - 530 vagas;
- Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor - 971 vagas;
- Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - 1.016 vagas;
- Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação - 359 vagas;
- Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública - 1.748 vagas; e
- Bloco 8 - Nível Intermediário - 692 vagas.
Veja a relação completa de cargos por bloco aqui!
As provas do Concurso Unificado serão aplicadas no dia 5 de maio, em dois turnos. A aplicação ocorrerá de forma simultânea em 220 cidades brasileiras.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e tenha acesso às aulas e curso gratuito do Concurso Nacional Unificado. Acesse aqui!