Concursos Federais: ofício indica movimentação para novos editais

De acordo com ofício do MGI, novas autorizações de concursos públicos poderão acontecer para as carreiras do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:06/02/2024 às 07:06
Atualizado em:06/02/2024 às 08:25

O Governo Federal já iniciou movimentações para novo concursos públicos. De acordo com documento acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos, a expectativa é que essas autorizações possam ocorrer ainda em 2024, para eventual realização no exercício de 2025.


O ofício, assinado pela diretora de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Lucíola Maurício de Arruda, e encaminhado à ministra Esther Dweck, reforça que a proposta dos estudos refere-se às carreiras administrativas do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e das carreiras indicadas na Estrutura Remuneratória da Lei nº 12.277/2010.


Para isso, o órgão deverá responder a diversos pontos do ofício que possam justificar a necessidade de um novo concurso público. Veja:

a) Descrição das atividades e dos macroprocessos pelos quais se exercem as competências institucionais/legais e os produtos gerados ou serviços prestados;

b) Como essas atividades estão, direta e indiretamente, alinhadas às metas e diretrizes da Estratégia Institucional, nos programas e projetos constantes no PPA, no Mapa Estratégico e na Cadeia de Valor do Ministério;

c) Resultados e/ou metas estabelecidos e qual a situação atual em relação a esses objetivos;

d) As principais dificuldades e desafios decorrentes da deficiência da força de trabalho na unidade;

e) Os passivos e/ou processos com deficiência;

f) As demandas judiciais, as orientações dos Órgãos de Controle e do MPU, cujo objeto seja relacionado a reposição da força de trabalho (as informações acerca desse tema, contidas no Relatório de Gestão, também são válidas);

g) Impacto esperado com o ingresso da nova força de trabalho no desempenho das atividades e seus resultados;

h) Consequências geradas na produtividade e nas atividades pela não reposição da força de trabalho. Seu impacto negativo na Gestão do Conhecimento;

i) Distribuição dos servidores do quadro efetivo segundo as unidades descentralizadas, caso as tenha, nos níveis local, regional ou na sede; e

j) Medidas adotadas no sentido de otimizar, no âmbito da sua unidade, a alocação do quadro efetivo de servidores.

No documento, a secretária reforça que o ofício deverá ser respondido até o dia 28 de março de 2024.


A data estipulada, de acordo com Lucíola, possibilitará o desenvolvimento de um estudo completo e eficiente antes do prazo final de encaminhamento da proposta, que deverá obedecer ao disposto no artigo 4º do Decreto nº 9.739/2019.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Governo Federal inicia movimentações por novos editais

(Foto: Agência Brasil/EBC)


Com inscrições abertas, CNU já registra mais de 1,5 milhão de inscritos

Organizado pelo Governo Federal, o Concurso Nacional Unificado (CNU) ainda está com inscrições abertas.


O período de inscrição ficará aberta até o dia 9 de fevereiro. Para se candidatar, é preciso ter uma conta GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata e bronze).


Primeiro, é preciso acessar o site do governo, autenticar a conta e depois finalizar o cadastro pelo site da Fundação Cesgranrio, a banca.


Depois, o candidato deve quitar a taxa de inscrição. Os valores são de R$60 (médio) e R$90 (superior). O pagamento ocorre por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU).


De acordo com a última parcial, divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a seleção já alcançou a marca de 1,5 milhão de inscritos.


De acordo com a ministra Esther Dweck, a expectativa é de que o número aumente ainda mais nesta última semana de inscrições.

"Nós sabemos que existe uma corrida na primeira e na última semana. Na primeira semana, atingimos 1 milhão de inscritos, embora esta semana tenha sido um pouco mais lenta como o esperado, imaginamos que na próxima semana o ritmo acelerará novamente”, disse a ministra Esther Dweck em entrevista a uma rádio na última quinta-feira, 1º.

A ministra ainda reforçou que, até o momento, metade dos 1,5 milhão de inscritos já efetuaram o pagamento da taxa ou já tiveram suas respectivas isenções confirmadas.

Quais os blocos do Concurso Unificado?

Por meio de oito blocos temáticos, o Concurso Unificado oferece mais de 6 mil oportunidades em mais de 20 órgãos federais.


Confira abaixo a distribuição das vagas entre os blocos do CNU:

  • Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias - 727 vagas;
  • Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação - 597 vagas;
  • Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas - 530 vagas;
  • Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor - 971 vagas;
  • Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - 1.016 vagas;
  • Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação - 359 vagas;
  • Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública - 1.748 vagas; e
  • Bloco 8 - Nível Intermediário - 692 vagas.

Veja a relação completa de cargos por bloco aqui!


As provas do Concurso Unificado serão aplicadas no dia 5 de maio, em dois turnos. A aplicação ocorrerá de forma simultânea em 220 cidades brasileiras.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e tenha acesso às aulas e curso gratuito do Concurso Nacional Unificado. Acesse aqui!