Concursos PM PB e Bombeiros PB: governo autoriza mais convocações
Após decisão do STF, governador João Azevêdo autoriza mais convocações de aprovados nos concursos PM PB e Bombeiros PB. Veja!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:14/06/2024 às 10:46
Atualizado em:14/06/2024 às 11:02
O governador da Paraíba, João Azevêdo, autorizou o aumento no número de convocações para as etapas seguintes dos concursos PM PB e Bombeiros PB. O aval foi concedido nesta sexta-feira, 14.
A medida do governador visa incluir todos os candidatos que tinham sido desclassificados após a decisão do Supremo Tribunal Federal.
A partir da decisão do STF, os resultados das provas objetivas foram republicados no portal do IBFC, organizadora da seleção.
Com isso, muitos candidatos que tinham sido aprovados acabaram sendo desclassificados. Com a autorização, o governo da Paraíba busca incluí-los novamente no concurso para as demais etapas.
“Acabei de autorizar o aumento do número de convocados para as etapas seguintes do concurso da Polícia Militar e Bombeiros, visando incluir todos os que anteriormente foram aprovados e que, pela decisão do STF, tinham sido desclassificados”, anunciou o governador João Azevêdo em suas redes sociais.
Governador João Azevêdo autoriza mais convocações de candidatos
(Foto: Governo PB)
Azevêdo destacou que a decisão irá ampliar os investimentos na Segurança Pública, que tem se destacado no país como a melhor do Norte/Nordeste, de acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP).
“Com essa decisão, eles terão a oportunidade de continuar concorrendo e fortaleceremos ainda mais a nossa Segurança Pública”, acrescentou.
Os candidatos serão submetidos aos exames de saúde e ao Teste de Aptidão Física (TAF), nas próximas etapas do concurso.
Aqueles que obtiveram classificação para participar das demais etapas e que já tiveram seus resultados publicados, não serão avaliados novamente, mantendo-se os resultados já divulgados válidos.
Para ingressar na carreira de oficial, o candidato deverá ter o nível superior completo, além da idade entre 18 e 32 anos e estatura entre 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).
Apesar de ainda não haver um indicativo sobre o número de vagas, o próximo concurso PM PB não contará mais com a restrição gênero em seus editais.
A mudança atende à decisão proferida pelo STF, na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7.485, que determina que os concursos não podem mais ter restrição de vagas entre homens e mulheres.
No vídeo abaixo, confira tira-dúvidas sobre concursos policiais: