"A gente está fazendo todo o levantamento necessário para novas nomeações e editais de concurso público. E com o lançamento do programa Juntos Pela Segurança, que acontecerá durante este mês de julho, a gente inicia esse movimento. O edital sai a partir do início do programa e deve sair neste ano ainda", explicou a governadora.
A expectativa era para que o programa "Juntos pela Segurança" e os novos concursos fossem anunciados até o final de abril. O que não aconteceu.
Segundo o governo, seriam 2 mil vagas para a Polícia Militar e 300 para o Corpo de Bombeiros.
"Serão muitas vagas abertas. Inicialmente, essas duas operativas serão priorizadas, porque sabemos que há uma defasagem significativa em relação ao Brasil. Estamos em 17º lugar em relação aos estados brasileiros. Nossa meta é ficar entre os dez em número de efetivo, até o fim da gestão, e para isso precisaremos de concursos regulares", disse a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia, em março.
O mais completo plano do Qconcursos, com os melhores professores do país, está com uma oferta imperdível. Clique e confira!
Raquel Lyra promete novos concursos PE para a Segurança, em 2023
(Foto: Governo PE)
Polícia Civil e Polícia Científica também poderão ser contempladas com novos concursos. De acordo com a secretária, a intenção do governo é realizar o ingresso regular de servidores nas forças de Segurança.
"Estamos fazendo um planejamento junto a Secretaria de Planejamento (Seplag), para que, pelo menos, de dois em dois anos tenhamos concursos públicos para as polícias".
Concursos Segurança PE têm mais de 4 mil vagas cotadas
Em setembro de 2022, o então governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a abertura de concurso com 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado.
Veja a distribuição das vagas previstas por corporação e cargos:
Polícia Militar
- 2.400 vagas para soldados (praças); e
- 180 vagas para oficiais.
Corpo de Bombeiros
- 400 vagas para soldados (praças).
Polícia Civil
- 1.200 vagas para agentes;
- 300 vagas para escrivães;
- 50 vagas para peritos papiloscopistas; e
- 47 vagas para delegados.
Polícia Científica
- 50 vagas para peritos criminais;
- 50 vagas para médicos legistas;
- 60 vagas para agentes de Medicina Legal; e
- 4 vagas para agentes de perícia criminal.
As chances são para profissionais com os níveis médio e superior.
Os concursos para Segurança PE eram aguardados para o segundo semestre do ano passado, no entanto, não ocorreram por falta de orçamento. A Secretaria da Fazenda não conseguiu empenhar o orçamento para que as seleções fossem abertas no prazo.
Os editais já estavam prontos, mas era preciso verba para a contratação da banca organizadora. Caberá, agora, à equipe da nova governadora Raquel Lyra seguir com os trâmites.
Por sua vez, o atual comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César dos Santos, informou que um novo concurso PM PE deve ter edital publicado ainda em 2023.
Quer saber outros concursos previstos na região Nordeste? Veja lista completa aqui!
Veja os requisitos dos concursos PM e Bombeiros PE
Para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco a exigência é ter o nível médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação. Já a carreira de oficial exige graduação em Direito.
Em ambos os casos, é preciso ainda ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Os próximos concursos contarão ainda com um novo requisito de idade.
Em julho do ano passado, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos, para soldados e oficiais.
A exceção é para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados.
O edital dos últimos concursos PM e Bombeiros PE foi publicado em 2018.
Ao todo, foram abertas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!