Concursos Segurança RS terão provas este ano, diz governo
Governo do Rio Grande do Sul confirma provas dos concursos Segurança RS ainda este ano. Ao todo, estão previstas 2.734 vagas. Veja lista!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:06/02/2025 às 18:11
Atualizado em:06/02/2025 às 18:30
Já autorizados pelo governador Eduardo Leite, os novos concursos da Segurança Pública do Rio Grande do Sul oferecerão 2.734 vagas em diversos órgãos. As provas escritas estão previstas para 2025, mas ainda sem uma data definida.
A informação foi confirmada pelo governo estadual por meio de nota oficial:
"A publicação dos editais, com regramentos específicos para se concorrer às vagas de cada corporação, bem como as provas, vão ocorrer ainda em 2025", disse o comunicado.
Embora os cronogramas oficiais ainda não tenham sido divulgados, algumas corporações já avançaram nos preparativos para lançar seus editais.
As vagas autorizadas serão distribuídas da seguinte forma:
Brigada Militar:
1,2 mil vagas para soldado;
30 vagas para oficial especialista em saúde; e
120 vagas para aluno-oficial do Quadro de Oficiais do Estado Maior.
Corpo de Bombeiros Militar:
400 vagas para soldado.
Polícia Civil:
30 vagas para delegado;
360 vagas escrivão; e
360 vagas para inspetor.
Instituto-Geral de Perícias (IGP):
70 vagas para perito criminal;
54 vagas para perito médico-legista; e
110 vagas para técnico em perícia.
Além das vagas imediatas, Eduardo Leite ainda confirmou que existe a previsão de formação de cadastro de reserva para convocações futuras.
Com aval do governador, novos concursos Segurança RS terão provas ainda este ano
(Foto: Divulgação)
Governo detalha cronograma de convocações
O Governo do Rio Grande do Sul divulgou o cronograma para a convocação dos aprovados nas vagas autorizadas para a Brigada Militar.
As chamadas terão início em novembro deste ano e seguirão até abril de 2026.
Confira o cronograma oficial:
Novembro de 2025: convocação de 600 soldados;
Janeiro de 2026: convocação de 60 capitães;
Março de 2026: convocação de 30 capitães;
Abril de 2026: convocação de 600 soldados e 60 capitães.
Com essas nomeações, a expectativa é que, até abril de 2026, a ocupação média de vagas no quadro da Brigada Militar alcance 76%, um aumento significativo em relação aos 64% registrados em 2019.
Concurso Brigada Militar RS define banca para oficiais
Nesta semana, o concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul avançou nos preparativos ao definir a banca organizadora responsável pela seleção para oficiais, que contará com 120 vagas.
A dispensa de licitação confirmando o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) como organizador foi publicada no Diário Oficial do Estado. O próximo passo será a assinatura do contrato e, em seguida, a divulgação do edital.
O documento também revelou que o concurso para oficiais será composto por quatro etapas:
Exame de capacidade intelectual, incluindo prova objetiva, prova discursiva e prova oral.
Exame de saúde.
Exame de capacidade física.
Exame psicológico.
Com a definição da banca apenas para o cargo de oficial, a Brigada Militar do RS confirmou que lançará dois editais distintos: um para oficiais e outro para soldados.
No caso do concurso para soldados, a banca organizadora ainda não foi definida, mas pode ser anunciada a qualquer momento.
Além da Brigada RS, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul também já definiu a banca do seu concurso para soldados: a Fundatec será a organizadora.
Concurso Brigada Militar RS: veja requisitos e salários
O cargo de oficial/capitão da Brigada Militar do Rio Grande do Sul exige nível superior, com formação específica em Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais.
Além da formação acadêmica, os candidatos devem ter até 29 anos de idade no último dia de inscrição no concurso. Outro requisito é a altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Para o cargo de soldado, o requisito atual é o ensino médio completo. Contudo, a partir de 2027, a carreira passará a exigir nível superior, conforme previsto em projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado.
A idade máxima para ingresso na carreira de soldado continua sendo 25 anos.