Concursos Sudeste: veja as propostas dos candidatos eleitos

Saiba quais são as propostas dos candidatos eleitos no RJ e ES para concursos públicos, além daqueles que irão disputar o segundo turno em SP e MG.

Política e Concursos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:07/10/2024 às 11:20
Atualizado em:07/10/2024 às 13:15

O domingo, 6 de outubro, foi marcado por eleições para prefeito e vereador em todo o país. Entre as capitais do Sudeste, Eduardo Paes foi reeleito prefeito da cidade do Rio de Janeiro.


Em Vitória, no Espírito Santo, Lorenzo Pazolini também foi reeleito. Qconcursos Folha Dirigida fez um levantamento das propostas dos candidatos eleitos sobre concursos e valorização dos servidores públicos.


Há ainda os projetos dos candidatos que disputarão o segundo turno das eleições na capital de São Paulo e em Belo Horizonte.


Confira a seguir as propostas para os concursos Sudeste nos próximos quatro anos:

Eduardo Paes - Rio de Janeiro RJ

Reeleito com 60,47% dos votos, Eduardo Paes pretende em seu quarto mandato valorizar o servidor público da cidade do Rio de Janeiro.


Em visita ao Clube do Servidor, no dia 30 de setembro, ele reforçou a intenção de realizar concursos.


No caso da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a ideia é apresentar um novo concurso para garis ainda neste ano de 2024.

"Sempre fazemos concurso para a Educação e temos alguns em vigor atualmente. A Comlurb, muito provavelmente, se for reeleito, deveremos apresentar um concurso ainda no fim deste ano para permitir que possamos trazer mais garis para a Prefeitura, a partir das vagas ociosas com as aposentadorias que aconteceram", afirmou Paes.

Ele destacou ainda que, depois da recuperação financeira promovida na gestão atual, será possível avançar na valorização dos funcionários com a elaboração, por exemplo, de um plano de cargos e salários para várias categorias: como na Saúde, Guarda Municipal, arquitetos e profissionais de nível elementar.

"Quero que algumas carreiras que não conseguimos atender, pela dificuldade em que encontramos a prefeitura, tenham um plano de cargos e salários. Me refiro especialmente ao pessoal da Saúde, pessoal de nível elementar, guardas municipais, arquitetos e engenheiros. E quero garantir que vamos reajustar o tíquete refeição do servidor", disse Paes.

Primeiro turno das eleições ocorreu no dia 6 de outubro

(Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)


Em seu plano de governo, Eduardo Paes ainda pretende reduzir o déficit no número de educadores dedicados à educação especial, garantindo um profissional para cada três alunos na rede de apoio. O que pode levar à realização de concursos.


No discurso após vencer as eleições, Paes falou da valorização na Saúde, Educação e geração de emprego.

"Nós vamos fazer com as linhas de ônibus regulares aquilo que a gente fez com o BRT. Vai ter mais Clínica da Família funcionando melhor, com mais médicos, com melhor medicamento. Vai ter Ginásio Educacional Tecnológico (GET) em 500 escolas dessa cidade, vamos ter 70% das nossas crianças estudando em tempo integral. Vamos continuar gerando emprego e riqueza para nossa cidade".

Aproveite a melhor assinatura pelo melhor preço e garanta sua estabilidade na carreira pública. Acesse aqui e confira!

Lorenzo Pazolini - Vitória ES

Lorenzo Pazolini também foi reeleito prefeito de Vitória com 56,22% dos votos válidos. Em seu plano de governo há diversas menções a concursos públicos.


Entre eles está a finalização do concurso Vitória ES para professor e nomeação dos aprovados, inclusive professores da Educação Especial.


Na Saúde, os investimentos incluem a valorização dos profissionais por meio da implantação do Programa de Inovação e Qualidade da Saúde de Vitória (PROVIX), pela nomeação de mais de 900 médicos e profissionais de saúde aprovados em concurso público.


Na Segurança Pública, o plano de governo também destaca a conclusão do concurso em andamento para a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, com 100 vagas.


Há ainda projetos para a capacitação de servidores e o programa "Jovens Líderes", promovendo o crescimento profissional dos servidores efetivos.


Lorenzo Pazolini já ocupou dois cargos por meio de concurso, o de auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE ES) e o de delegado de Polícia Civil do mesmo estado. 

São Paulo e BH terão segundo turno

Nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte haverá segundo turno. Veja as propostas dos candidatos.

São Paulo SP

Os candidatos Ricardo Nunes e Guilherme Boulos disputam a Prefeitura de São Paulo, no segundo turno.


Em uma disputa acirrada, Nunes teve 29,48% dos votos válidos (1.801.139) e Boulos, 29,07% (1.776.127).


Confira o que cada um planeja sobre concursos e o funcionalismo públicos da cidade:

Ricardo Nunes

Ricardo Nunes busca sua reeleição como prefeito de São Paulo. Em seu plano para o próximo governo, não há uma menção direta a novos concursos públicos.


Ele cita, por exemplo, que sua primeira gestão foi pautada na transparência, proteção dos direitos dos cidadãos e valorização dos servidores públicos.


Nunes afirma que nomeou mais de 26 mil servidores em diversas áreas. Na Educação, foram mais de 15 mil novos servidores para suprir necessidades históricas.

"Valorizamos os servidores públicos, com o maior reajuste geral linear na remuneração dos últimos 25 anos", também consta no plano de governo.

Na Saúde, há uma proposta para o próximo mandato de ampliar o Hospital do Servidor Público, aprimorando e assegurando atendimento de excelência aos servidores.

Guilherme Boulos

Guilherme Boulos tenta seu primeiro mandato como prefeito de São Paulo. Em seu plano de governo há um tópico específico sobre a garantia de concursos públicos.


Ele se compromete, por exemplo, com a convocação dos aprovados para as áreas com maior necessidade no município.

"Vamos convocar os já aprovados em concurso de todas as áreas, preenchendo funções carentes de servidores na Prefeitura. Além disso, vamos facilitar o processo de movimentação de pessoal, garantindo ao servidor o direito à mobilidade e à transferência de lotação", disse o candidato.

Há ainda o projeto de formação continuada para os servidores municipais, focado em Direitos Humanos, que envolva universidades e organizações da sociedade civil.


Outra promessa é a negociação coletiva para todo o funcionalismo municipal e suas representações, respeitando a autonomia sindical e assegurando o funcionamento do Sistema de Negociação Permanente. 

"Vamos implementar uma nova política de valorização salarial e reposição das perdas inflacionárias, além de revogar o confisco de 14% nos proventos de aposentados e pensionistas", consta no plano de governo de Boulos.

O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!

Belo Horizonte MG

Na capital de Minas Gerais, o segundo turno será entre os candidatos Bruno Engler e Faud Noman.


O primeiro teve 34,38% dos votos (435.853) e o segundo teve 26,54% (336.442 votos). Veja as propostas de cada um:

Bruno Engler

Tentando a eleição como prefeito de Belo Horizonte, o plano de governo de Bruno Engler não traz menção específica a concursos públicos.


Na Saúde, ele propõe, por exemplo, a expansão e melhoria dos serviços existentes.


Já na Educação, a proposta é para a construção de escolas e ampliação das vagas para alunos. O que pode gerar a realização de concursos e chamada de aprovados.


Para Engler, "há burocracia para tudo" em Belo Horizonte. Para resolver essas situações, ele pretende reduzir o tempo de liberação de alvarás e licenças para todos os setores.

Faud Noman

Candidato à reeleição, Faud Noman traz em seu plano de governo diversas propostas para concursos e para o funcionalismo.


Na Educação, ele menciona que mil professores aprovados no concurso Belo Horizonte MG serão chamados até o final deste ano. Na Segurança Pública, a expectativa é pela convocação de mais 214 agentes.


Noman destacou ainda as nomeações de aprovados durante seus primeiros quatro anos de governo.

"Apenas nos últimos quatro anos, foram nomeados 3.428 novos servidores para o setor de saúde, entre os quais 938 médicos, aprovados em concurso público realizado em 2020. Esse foi o maior número de convocados dos últimos dez anos na área da saúde", disse Noman, sobre os feitos do seu primeiro mandato. 

Quanto aos professores, de novembro de 2022 a agosto de 2023, quase 1,8 mil docentes foram chamados para atuar nas escolas municipais.


Outro destaque do plano de governo do candidato é a reserva de 20% de vagas para negros em concursos para cargos efetivos e empregos públicos no Poder Executivo em Belo Horizonte, que está garantida até 2036.


A Lei 11.485/23, sancionada pelo prefeito Fuad Noman, é responsável pela extensão do antigo prazo, que valia até 2026.


O segundo turno das eleições 2024 será no dia 27 de outubro.


Leia também os seguintes conteúdos:

Clique e saiba mais