Contratação por Whatsapp dobrou de março a setembro
O CEO do Banco Nacional de Empregos, Marcelo de Abreu, destacou que houve um crescimento em entrevistas pelo WhatsApp. Isso, segundo ele, agiliza a entrevista e as contratações.
Autor:
Publicado em:15/10/2020 às 11:45
Atualizado em:15/10/2020 às 11:45
A pandemia de 2020 trouxe diversos ensinamentos para a população, mas também fez revolucionar algumas estratégias no mercado de trabalho. Alguns métodos tiveram que ser aperfeiçoados para agilizar o processo e fazer com que o mecanismo virtual fosse ainda mais explorado.
E, com isso, as empresas intensificaram o número de contratações através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Segundo levantamento, o número de empresas usando o aplicativo para entrevista dobrou 53% nos últimos meses.
Esse novo percentual foi retirado com uma margem de seis meses: entre março e setembro, praticamente desde o início da pandemia.
O levantamento é do Banco Nacional de Empregos (BNE), que conseguiu extrair do seu próprio site o aumento do número de cliques para o aplicativo pelos usuários.
Entrevistas por WhatsApp aumentam nos últimos meses por conta da pandemia
(Foto: Divulgação)
Janeiro e setembro são os meses de maior acesso pelo WhatsApp
Ainda de acordo com o BNE, janeiro e setembro foram os meses de mais acesso pelo aplicativo. O Banco Nacional de Empregos, dentro de sua página de currículos dos candidatos, possui um ícone do aplicativo que direciona o candidato diretamente para o recrutador.
O candidato, dessa forma, já inicia um bate-papo direto com a empresa sobre o interesse pela vaga. Para o CEO do BNE, Marcelo de Abreu e Silva, os recrutadores estão cada vez mais optando pelo WhatsApp.
"É evidente que se tornou necessário busca por ferramentas que representam agilidade e praticidade. O WhatsApp deixou de ser apenas uma rede social, é uma ferramenta de trabalho", explica.
Confira abaixo o levantamento da empresa dos últimos meses:
Marcelo ainda comenta que a escolha do WhatsApp pelas empresas agiliza a entrevista e as contratações, sendo tudo realizado de forma mais ágil.
"O que os dados mostram também é que o aumento de cliques começou aumentar após a flexibilização do isolamento social, sendo março e maio os meses com mais baixa procura de candidatos. Já no segundo semestre é notável um aumento gradual do mercado de trabalho", destacou o CEO da BNE.