Contratação do concurso Clin RJ "será imediata", diz presidente

Presidente da Companhia de Limpeza de Niterói, Luiz Carlos Fróes, prevê convocações logo após término dos processos do concurso Clin-RJ.

Autor:
Publicado em:24/01/2020 às 12:00
Atualizado em:24/01/2020 às 12:00

O que é cobrado no TAF para gari do concurso Clin-RJ? Confira! 

Luiz Carlos Fróes, presidente da Clin-RJ
Luiz Carlos Fróes, presidente da Clin-RJ
(Foto: Divulgação/Clin-RJ)


Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o presidente da Clin-RJ, Luiz Carlos Fróes Garcia, disse que, atualmente, a companhia tem 1.453 garis em atividade.

Além disso, afirma que o concurso será uma ótima oportunidade para reforçar o quadro de profissionais e dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade.
 

Concurso Nova Iguaçu-RJ: novo número de vagas para Saúde e Educação


Para Luiz Carlos, os garis são essenciais para Niterói com a responsabilidade da conservação geral da cidade, varrição dos logradouros, capinagem e realização de lavagens das vias da cidade, além de outras funções.
 

"Acredito que a população reconhece a importância da profissão de gari para a qualidade de vida de todos nós. Niterói conquistou, recentemente, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no Estado do Rio, e o segundo no ranking nacional de Limpeza Urbana. Isso se deve muito ao trabalho de excelência realizado pelos nossos funcionários". 


O concurso Clin-RJ tem oferta para mais três cargos com as seguintes atribuições:
 

  • Motorista: a principal função é dirigir e manobrar veículos, transportar pessoas e/ou carga;
     
  • Operador de máquinas pesadas: operar pá carregadeira, retroescavadeira, varredeira e Bob Cat, além de realizar manutenção básica destas máquinas, entre outros serviços; e
     
  • Médico do trabalho: analisar e interpretar resultados de exames de raios-X, bioquímicos, hematológicos e outros, para confirmar e formar diagnósticos; executar e providenciar os exames médicos ocupacionais para a avaliação da capacidade ou aptidão física ou mental do funcionário; planejar e promover programas de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores e medidas preventivas, considerando as atividades insalubres, a penosidade e periculosidade dos locais ou condições de serviço, entre outras atividades.
     

Confira outras notícias do concurso Clin-RJ


A realização do concurso e a chegada de novos profissionais na Clin-RJ gera expectativa não só nos concurseiros que farão parte do processo de seleção, como também nos atuais funcionários e representantes da empresa.
 

"Esperamos que os aprovados no concurso sejam tão dedicados e competentes como os profissionais que contamos hoje em nosso quadro. Que amem a nossa cidade e tenham, também, amor ao serviço que executam. Será um grande prazer tê-los conosco na família Clin", finaliza Luiz Carlos Fróes. 

 

Clin-RJ
Concurso Clin-RJ oferta 176 vagas para os níveis fundamental e superior
(Foto: Divulgação Clin-RJ)


“Para dar prosseguimento ao que já existe e também para os novos serviços, precisamos ampliar nosso quadro”, diz presidente.


O Clin Comunidade Sustentável e a conteinerização de resíduos são alguns dos novos programas da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói, mas há ainda os projetos antigos como o Viveiro de Mudas, o Coral e a Biblioteca, entre outros.

Para dar conta de todos, a Companhia vai aumentar o quadro de servidores via concurso público. Luiz Fróes destaca que é uma ótima oportunidade. “A priori, para Gari, vamos chamar 150 pessoas, mais ao longo da validade do concurso, que é de dois anos, podemos repor a mão de obra em função das necessidades da Clin”, disse.

Nesta entrevista, ele fala dos novos projetos da Clin, de sustentabilidade e do concurso público. Confira a entrevista.


FOLHA DIRIGIDA - A CLIN COMPLETOU 30 ANOS NO ANO PASSADO. QUAIS SÃO OS NOVOS PROJETOS DA COMPANHIA?


Luiz Fróes - Temos vários. A conteinerização de resíduos, que começará pelo bairro de Icaraí é um deles. Em 2020, contamos com 46 novos veículos e equipamentos que chegaram e vão permitir uma ampliação do serviço.

Também vamos implantar o Clin Comunidade Sustentável, um projeto completo de coleta, transporte e armazenamento de resíduos; um projeto diferenciado. Ele deve começar no Morro do Preventório e depois será implantando em outras comunidades, respeitando as características de cada local.

Ele irá representar um novo conceito de coleta de resíduos em comunidades. Os moradores serão orientados pela Clin sobre como fazer o descarte correto dos resíduos e orientados a fazer a coleta seletiva na rotina diária. Além disso uma meta constante é aumentar significativamente a adesão a Coleta Seletiva no município.


ALÉM DESSES, A CLIN DESENVOLVE OUTROS PROJETOS. O SR. PODERIA FALAR UM POUCO SOBRE ELES?


Luiz Fróes – Temos o nosso Coral, batizado Vozes da Clin, formado por funcionários com o objetivo de integrar nosso servidores e que já gravou um CD; a Biblioteca para uso dos servidores é outra iniciativa; Há ainda o Projeto Clin Social, voltado para crianças de 8 a 14 anos, que promove a inclusão por meio de atividades esportivas, culturais, musicais artísticas e pedagógicas.

O resultado deste projeto foi tão positivo que ele foi ampliado e agora temos o curso de Gastronomia para os jovens com idade superior a 14 anos. Eles aprendem Gastronomia Sustentável, com a elaboração de receitas com aproveitamento de cascas de frutas, legumes e talos. Esses são algumas de nossas iniciativas.


QUAL O PAPEL DA POPULAÇÃO NO AUMENTO DA COLETA SELETIVA?


Luiz Fróes - A população tem contribuído muito. O cidadão de Niterói é bem consciente. Ano a ano temos tido uma resposta positiva. No ano passado, tivemos um evento na praia o Clean Up Day (dia Mundial de Limpeza de Praia) e a participação foi muito superior ao ano anterior.

O número de praias beneficiadas pela ação foi maior, assim como o número de pessoas participando da iniciativa e fazendo a limpeza e, apesar disso, o número de resíduos coletados foi inferior ao do ano anterior, o que é uma evidencia de que a população está cada vez mais atenta e consciente, modificando sua forma de pensar.


COMO FAZER PARA DIMINUIR A PRODUÇÃO DE LIXO?


Luiz Fróes - Todas as vezes falo, repito, que não existe lixo. Não compramos lixo, não levamos para casa, não colocamos na mesa. O que há são resíduos. Lixo é quando pegamos os nossos resíduos e misturamos tudo.

Se separarmos e encaminharmos adequadamente, não produziremos lixo e sim resíduos e neste sentido, a população de Niterói tem contribuído muito; participado de nossa evolução na coleta seletiva.

Do nosso lado, temos também proporcionado uma coleta melhor para o cidadão. Ano passado, modificamos a coleta seletiva nos bairros de São Francisco e Charitas e tem sido um grande sucesso.

Os resíduos recicláveis aumentaram num volume grande o que mostra que a população quando é chamada a participar está pronta para isso.


A CLIN TEM ALGUM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM AS ESCOLAS?


Luiz Fróes - Durante todo o ano a Clin visita escolas municipais e, se for convidada, também atua nas escolas das redes estadual e privada para desenvolver um trabalho de conscientização.

Com oratória voltada para os pequenos, a equipe já palestrou para mais de 8 mil crianças, sempre explicando como funciona todo processo de separação dos resíduos.

Além disso, também são instalados contêineres de cores diferentes para sinalizar qual tipo de resíduo é para descartar e são realizadas oficinas e "contação" de histórias infantis.

Iniciamos em 2019 a implantação da coleta seletiva nas escolas municipais e já temos cerca de 20 unidades participando do projeto. Esse ano, vamos continuar até atingir todas as escolas municipais de Niterói.


QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONCURSO PARA A CIDADE?


Luiz Fróes - Para dar prosseguimento ao que já existe e também para os novos serviços, precisamos ampliar nosso quadro. O aumento de servidores vai permitir que possamos atender à demanda e ampliar nossa atuação.

O concurso, que está com as inscrições abertas, é uma grande oportunidade. Só para Gari, são 150 vagas imediatas e há ainda o cadastro de reserva.


QUAL O NÚMERO DE GARIS HOJE NA CLIN?


Luiz Fróes - Temos um pouco mais de 1.400 Garis. Para o cargo, a oferta é de 150 vagas em função de toda uma estruturação da Clin e da Prefeitura, mas estamos fazendo um cadastro de 300 pessoas e isso é o mais importante porque a priori vamos chamar 150 pessoas, mais ao longo da validade do concurso, que é de dois anos, podemos repor a mão de obra em função das necessidades da Clin.

Há ainda oportunidades para Motorista e Operador de Máquinas Pesadas, como retroescavadeira, varredeira, pá mecânica, e também vagas para o cargo de Médico do Trabalho. Esse é o concurso que colocamos na rua.


POR QUE FAZER PARTE DO QUADRO DE SERVIDORES DA CLIN?


Luiz Fróes - Essa é uma empresa muito bem qualificada que preserva todos os direitos do trabalhador e investe em seus profissionais. Além disso, há a questão da estabilidade e dos benefícios que a Prefeitura oferece a seus servidores.


COMO O SR. PROJETA A ATUAÇÃO DA CLIN NOS PRÓXIMOS ANOS?


Luiz Fróes - A Clin é uma empresa de 30 anos que sempre evoluiu e tem o reconhecimento da população da cidade e de órgãos oficiais, como o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), onde garantiu o primeiro lugar no Estado e o segundo do Brasil, por 3 anos consecutivos.

Isso é reconhecimento do trabalho. A Clin não para de evoluir e com certeza continuará fazendo seu serviço e contribuindo para uma cidade com mais qualidade de vida.

O mundo está evoluindo para a sustentabilidade e essa é uma empresa de sustentabilidade e não apenas de coleta de lixo. A Clin continuará crescendo, assim como Niterói que na administração do Prefeito Rodrigo Neves é um ponto fora da curva, é a primeira no Estado do Rio em vários quesitos e está entre as melhores do país


Câmara Municipal de Niterói concede Moção de Aplausos ao Instituto Selecon


A Câmara Municipal de Niterói homenageou no dia 13 de outubro de 2019 o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) com a entrega de Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados à população e ao Município.

Estiveram presentes os secretários Municipais de Habitação e Regularização Fundiária e de Esporte e Lazer, Roberto Fernandes Jales, conhecido como Beto da Pipa, e Luís Carlos Gallo; o presidente da Câmara, Milton Carlos da Silva Lopes, o Cal; e os vereadores Atratino Cortes, Paulo Velasco e João Gustavo, além dos diretores do Instituto Selecon, Rogério Rangel e Marcus São Thiago.

Presidente da Casa, Milton Carlos destacou a capacidade de gerenciamento do Instituto Selecon. “Foi um concurso com mais de 50 mil inscritos e praticamente sem problemas judiciais o que comprova a qualidade do serviço prestado pelo organizador. É uma homenagem merecida”, avaliou o presidente.
 

“A moção é um reconhecimento ao trabalho do Instituto que realizou o concurso da Guarda Municipal da cidade. Foi um concurso grande, realizado com muito êxito. Além de sua eficiência, o Instituto tem entre seus fundadores pessoas de Niterói e também queremos valorizar a capacidade de nossa gente”, disse o secretário de Habitação, Beto da Pipa.


O secretário de Esporte e Lazer ressaltou a estrutura do Instituto Selecon. “Organizar um concurso grande como esse exige uma equipe qualificada e comprometida com o resultado. O fato de não ter ocorrido problemas mostra o potencial do Instituto Selecon”, disse Gallo.

A homenagem foi proposta pelo vereador Atratino Cortes através do requerimento 954/19 que destacou o alto padrão dos serviços prestados pelo Instituto Selecon.
 

“O concurso foi marcado pela eficiência na execução de todas as etapas e pelo respeito e bom atendimento aos candidatos”, disse o vereador.


Médico por formação, o vereador Paulo Velasco disse que conhecia o Instituto Selecon por outro concurso: o da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), realizado em 2018.

“Amigos meus participaram da seleção e elogiaram a organização, a prova e a transparência de todo o processo, o que mostra que essa é uma justa homenagem”, disse o vereador Velasco.

A divulgação realizada pelo Instituto Selecon também foi elogiada. “Hoje em dia comunicação é tudo e o Instituto Selecon faz isso muito bem nos concursos que organiza. É preciso estar presente”, disse o vereador João Gustavo.

Diretor presidente do Instituto Selecon, Rogério Rangel agradeceu a Moção. “Idealizamos nosso projeto há quatro anos e estamos levando para o Brasil inteiro. O concurso da Guarda Municipal de Niterói foi uma grande oportunidade e também uma enorme responsabilidade. Mostramos que o Instituto Selecon está estruturado para responder a grandes desafios”, disse, lembrando que além de concursos públicos e processos seletivos, o Instituto realiza capacitação e investe em um processo diferenciado de divulgação.
 

“A Moção tem um grande valor. É um reconhecimento do Poder Legislativo ao nosso trabalho. Receber uma homenagem de quem tem a responsabilidade de fiscalizar é motivo de muito orgulho”, disse Marcus São Thiago, diretor de Concursos e Seleções do Instituto Selecon.


E ainda completou "Acreditamos que o servidor público é a base do Estado e, por isso, é preciso ser um profissional capacitado. E no Instituto Selecon buscamos selecionar os melhores para ocupar essa função. Esse reconhecimento nos traz também mais responsabilidade”, concluiu Marcus São Thiago


Concurso Clin-RJ inscreve até 9 de fevereiro


Os interessados em concorrer a uma das oportunidades do concurso Clin podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro, no site do Instituto Selecon. Para efetivar o cadastro é necessário quitar a taxa no valor de R$40 (nível fundamental) e R$80 (nível superior). O boleto bancário deverá ser quitado até o dia 10 de fevereiro. 

A seleção dos candidatos será feita em até cinco etapas, dependendo do cargo. Para gari, motorista e operador de máquinas pesadas haverá provas objetivas, física e prática, além de exame psicotécnico e do processo admissional, com comprovação de requisitos e exame médico.

Já os concorrentes inscritos na função de médico do trabalho passarão por três fases: prova objetiva, exame psicotécnico e processo admissional. A avaliação objetiva, para todos os cargos, está marcada para o dia 8 de março. A prova será composta da seguinte forma:
 

Gari, operador de máquinas pesadas e motorista
 

  • Língua Portuguesa: dez questões;
  • Raciocínio Lógico: dez questões; e 
  • Conhecimentos Gerais do Município de Niterói: cinco questões. 
     

Médico do trabalho
 

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática: dez questões; e
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões. 


Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% do total de pontos e não zerar nenhuma das disciplinas da prova. Ou seja, para garis, motoristas e operador de máquinas pesadas, será preciso acertar 25 pontos. Já para médico do trabalho, 50 pontos.