Coronavírus: Aeronáutica estuda readequar cronograma de concursos
A Força Aérea Brasileira confirmou à FOLHA DIRIGIDA que o estuda a readequação do cronograma dos concursos já divulgados.
Autor:
Publicado em:20/03/2020 às 09:00
Atualizado em:20/03/2020 às 09:00
Com mais de cinco concursos já divulgados em 2020, a Aeronáutica estuda a readequação do cronograma de suas seleções. A medida vai de encontro a atual situação emergencial do país, em virtude da pandemia do Covid-19, o Coronavírus.
A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), que informou:
"Considerando a necessidade de enfrentamento de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19), a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) avalia, junto às escolas de formação da Força Aérea Brasileira (FAB), a possibilidade de haver readequação nos processos seletivos."
De acordo com a instituição, ainda não é possível confirmar quais serão as mudanças iniciais e quais serão os concursos afetados, se todos ou somente alguns. A FAB informou que, assim que confirmadas as mudanças, haverá um comunicado oficial.
Divulgado na segunda-feira, 16, o edital do concurso Epcar foi divulgado com uma oferta de 180 vagas para o Curso Preparatório de cadetes do ar do ano de 2021 - EA CPCAR. A seleção tem formação equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino, com duração de três anos,
Podem participar do concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar jovens de ambos os sexos, com idade entre 14 e 19 anos com nível fundamental. São 160 vagas para o sexo masculino e 20 para candidatas do sexo feminino.
A primeira etapa do concurso Epcar será composta por provas escritas, sendo uma objetiva e uma redação. Serão cobradas questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática. As avaliações estão agendadas para o dia 5 de julho, no turno da manhã.
AFA, EEAR e EAGS também podem ter mudanças no calendário
Outros concursos também poderão ter seus calendários alterados, mas, já não podem mais receber inscrição. Este é o caso do concurso EEAR para a Escola de Especialistas da Aeronáutica, para o cargo de sargento, com 220 vagas.
O concurso da EEAR recebeu inscrições até a última quarta, 18, e a taxa de R$60 poderá ser paga até o dia 27 de março, somente em agências do Banco do Brasil. Outra seleção que também já finalizou o prazo foi o concurso AFA.
As inscrições para a Academia da Força Aérea foram até a última quinta, 19. São 81 vagas para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para o ano de 2021. A EEAR tem proas previstas para 7 de junho, enquanto que a AFA para o dia 21, do mesmo mês.
A EAGS também pode ter o seu cronograma alterado. O edital do concurso para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento foi divulgado em dezembro e inscreveu até 12 de fevereiro. As provas estão previstas para o dia 26 de abril, correndo o risco de adiamento.