Coronavírus: Curitiba PR vai contratar novos 428 profissionais de Saúde

Capital do Paraná, a Prefeitura de Curitiba prepara processo seletivo com 428 vagas para ajuda no combate ao Coronavírus.

Autor:
Publicado em:20/03/2020 às 08:35
Atualizado em:20/03/2020 às 08:35

A Prefeitura de Curitiba, capital do Paraná, contratará 428 profissionais de Saúde para ajudar no combate ao Coronavírus (Covid-19). A Assessoria de Imprensa do município respondeu à FOLHA DIRIGIDA nesta sexta-feira, 20, que o edital do processo seletivo será publicado nos próximos dias.

A oferta terá 50 vagas para médicos, 150 para enfermeiros e 228 para técnicos de enfermagem. Os dois primeiros cargos exigem nível superior e o último ensino médio/técnico nas respectivas áreas. As remunerações não foram informadas.

Os aprovados serão contratados de forma temporária para reforçar de maneira emergencial o quadro de servidores da Saúde do município. De acordo com o último levantamento divulgado, Curitiba conta com 17 casos confirmados de Coronavírus.

Além disso, a cidade investiga 234 casos suspeitos. Desde segunda-feira, 16, foi criada a Comissão Técnica de Ética Médica, cujo objetivo é dar suporte as tomadas de decisão do município.

Curitiba PR prepara nova seleção para contratação emergencial de
400 profissionais da Saúde (Foto: Divulgação)

 

Isso foi possível graças ao Decreto 407, publicado para dar mais agilidade às ações municipais contra a pandemia da Covid-19. O prefeito Rafael Greca afirma que a cidade está enfrentando o vírus “com otimismo e determinação”.

“Tomamos uma série de medidas para garantir que a transmissão seja a menor possível em nossa cidade e que aqueles que venham a ser infectados recebam todo o atendimento adequado”, revela o prefeito.

Além da contratação emergencial de profissionais de Saúde, outras ações são a suspensão das aulas na rede municipal, suspensão de eventos culturais, suspensão das atividades para terceira idade, recomendação para que as pessoas acima de 70 anos fiquem em casa e evitem ônibus nos horários de pico.

Assim como orientação para que igrejas realizem missas e cultos ao ar livre ou via transmissão online e companha de vacinação contra o H1N1 na próxima semana. A prefeitura também convoca alunos das universidades – em especial da área da saúde – para formar um mutirão de solidariedade e voluntariado para atender a terceira idade.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Resumo seleção Saúde de Curitiba PR:

  • Órgão: Prefeitura de Curitiba
  • Vagas: 428
  • Cargos: técnico de enfermagem, enfermeiro e médico
  • Requisitos: níveis técnico e superior
  • Salários: não informados
  • Publicação do edital: próximos dias
     

Último concurso Curitiba PR teve oferta de 139 vagas

O último concurso para ingresso de servidores efetivos na Prefeitura de Curitiba ocorreu em 2019. Foram divulgados oito editais com a oferta total de 139 vagas. Os quatro primeiros trouxeram 62 oportunidades.

Enquanto os últimos quatro editais contemplaram 77 chances. Todos os concorrentes foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Foi classificado na etapa quem obteve 60% de acertos. Para cargos de nível superior houve ainda análise de títulos.

Em entrevista, o secretário de Recursos Humanos de Curitiba disse que é possível chamar mais aprovados além das vagas imediatas durante o prazo de validade do concurso. De acordo com ele, somente nos anos em que o concurso estiver válido, o indicativo é que 2.800 servidores municipais tenham condições de se aposentar.

“De acordo com o Instituto De Previdência Dos Servidores Do Município De Curitiba (IPMC), cerca de 2.800 servidores terão, nesse período, o direito para aposentadoria. Isso não quer dizer que todos venham a se aposentar. Depende de uma série de situações, entre elas a orçamentária”, concluiu.