Seleção dos Correios para jovem aprendiz já tem 280 mil inscritos

Período de inscrição vai até o dia 30 de abril

Autor:
Publicado em:14/04/2020 às 15:00
Atualizado em:14/04/2020 às 15:00

Até o momento, o programa de jovem aprendiz dos Correios já conta com cerca de 280 mil candidatos inscritos para concorrer às 4.462 vagas em todo o país. Desta forma, são mais de 62 candidatos por vaga.

O programa teve início em 2011 e já deu oportunidade para dezenas de milhares de jovens. O aprendiz tem experiência prática na maior empresa pública do país, aliada com a teoria adquirida na capacitação realizada em parceria com o Senai. 

Nesta seleção, as oportunidades são para quem deseja ser jovem aprendiz das formações de assistente administrativo e assistente de logística, nas modalidades presencial ou à distância. 

Nesta semana, CIEE RJ anuncia mais de 1.500 vagas de estágio e aprendiz

Apesar da pandemia, a estatal continua funcionando, pois faz parte das atividades consideradas essenciais. Segundo a empresa, os aprendizes irão contribuir com "essa importante missão em um momento tão marcante para o país".

E, mesmo com as dificuldades para a realização do processo, os Correios dizem entender que o programa de jovem aprendiz é fundamental tanto para a empresa quanto para os brasileiros, reforçando o compromisso em dar continuidade ao projeto. 

Do total de vagas ofertadas, 815 destinam-se a negros e pardos, e 660 a pessoas com deficiência (PcD). Os jovens selecionados terão uma jornada semanal de 20 horas e um salário mínimo-hora no valor de R$490,83, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.

 

Correios
Seleção para aprendiz dos Correios já recebeu 280 mil inscrições
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

Inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O edital do processo seletivo foi divulgado no dia 30 de março no Diário Oficial da União (DOU) e no site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). A seleção visa ao preenchimento das mais de quatro mil vagas, além da formação de cadastro de reserva.

Os interessados podem se inscrever pelo site dos Correios até o dia 30 de abril. Para concorrer, é necessário ter entre 14 e 22 anos de idade completos no ato da contratação, além de:

  • Estar cursando, pelo menos, o 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série);
  • Ter matrícula e frequência escolar (caso não tenha concluído o nível médio);
  • Não ter contrato anterior como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa;
  • Não ter concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem similar ao oferecido.

Além disso, serão considerados diferenciais para a seleção: noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet. As vagas estão distribuídas por diversas regiões, incluindo Distrito Federal. A distribuição completa por localidade pode ser consultada no anexo I do edital.

 

Seleção será composta por quatro etapas

O processo seletivo para jovem aprendiz dos Correios será composto por quatro etapas. São elas:

  1. Inscrições, de caráter classificatório;
  2. Comprovação de requisitos, com caráter eliminatório;
  3. Exames médicos pré-admissionais, também de caráter eliminatório;
  4. Contratação. 

Ao ser contratado, o jovem aprendiz passa por um programa de aprendizagem, realizado no sistema dual, que é composto pelas fases teórica e prática. Quando o curso de aprendizagem for à distância, as atividades serão realizadas dentro das instalações do Senai ou dos Correios.

No caso do curso presencial, o aprendiz fará um módulo básico de 120 horas sequenciais no Senai. Nesta, o jovem permanecerá dois dias por semana, e os outros três dias nos Correios até o final da aprendizagem.

A certificação da formação técnico-profissional dependerá da aprovação no curso de aprendizagem e da avaliação na execução das atividades correlacionadas. O programa de aprendizagem terá duração de um a dois anos, a critério da Administração Pública.