Cronograma do concurso PF prevê edital em dezembro e provas em abril
A Polícia Federal trabalha com a previsão de divulgar um novo edital de concurso PF ainda este ano, e provas em abril de 2021; veja!
Autor:
Publicado em:07/08/2020 às 10:21
Atualizado em:07/08/2020 às 10:21
Era prazo que você queria? Então está confirmado! A Polícia Federal já trabalha com um cronograma para a realização do concurso PF 2020. A intenção é ter edital em dezembro e provas em abril de 2021, com duas turmas de curso de formação.
A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Boudens, à FOLHA DIRIGIDA. De acordo com o representante da Fenapef, essa foi a sugestão encaminhada pela PF junto com o pedido de vagas.
Além disso, o cronograma ainda prevê a assinatura do contrato com a banca organizadora em novembro deste ano. Dessa forma, para que isso aconteça, a PF precisa de um aval do governo já nos próximos meses para ter tempo hábil de cumprir as respectivas datas.
Esse cronograma com edital ainda este ano é a prova de que o governo federal enxerga com bons olhos o novo concurso e deverá autorizá-lo. Isso porque nos últimos dias foram dadas grandes confirmações por conta de nomes como do presidente da República, ministro da Justiça e Segurança Pública e diretor-geral da corporação.
Mas, segundo Boudens, é importante ressaltar que esse cronograma é apenas um planejamento e uma sugestão, que foi enviado ao Ministério da Economia. A sua execução não depende, apenas, da Polícia Federal.
"Pode mudar, de acordo com o tempo de análise da equipe do Ministério da Economia", disse o presidente à reportagem.
Cronograma sugestivo do concurso PF 2020
Assinatura do contrato com a organizadora: 23 de novembro de 2020
Publicação de edital: 08 dezembro de 2020
Aplicação das provas objetivas e discursivas: 11 de abril de 2021
Teste de Aptidão Física: 12 a 13 de junho de 2021
Aplicação do exame médico: 17 e 18 de julho de 2021
Prova de digitação: 22 de agosto de 2021
Avaliação psicológica: 26 de setembro de 2021
Heteroidentificação de candidatos negros: 31 de outubro de 2021
Avaliação de títulos: 22 a 26 de novembro de 2021
Resultado final: 21 de dezembro de 2021
1º Curso de Formação: janeiro de 2022
2º Curso de Formação: julho de 2022
Resumo concurso PF
Órgão: Polícia Federal Vagas: 2.508 Cargos: escrivão, papiloscopista, delegado, agente, agente administrativo Escolaridade: níveis médio e superior Status: aguardando autorização Banca: a definir
Concurso PF: corporação terá o maior efetivo da história
Em bate-papo com o presidente da ADPF, Edvandir Paiva, o diretor-geral da PF, Rolando Alexandre, destacou as entradas dos aprovados do último concurso. No entanto, ele destacou que ainda sim serão mais de 3 mil cargos vagos.
Dessa forma, ele comentou a importância de realizar concursos periódicos. Com 2.508 vagas anunciadas e podendo ser anunciadas, o diretor-geral desta que esse poderá ser o maior efetivo da história da PF.
"Nós vamos atingir o maior quantitativo histórico da Polícia Federal, em razão desses que estão entrando agora (500 que já entraram mais os 500 agora da última turma) com mais esses dois mil, nós vamos atingir um quantitativo histórico. Não posso entrar muito em números aqui porque é um dado que a gente mantém sigiloso, mas posso garantir que vai ser disparadamente o maior efetivo da Polícia Federal da história dela. Claro que mesmo com esses dois mil entrando nós ficaríamos ainda com poucos cargos vagos."
Em 2018, foram oferecidas vagas para os cinco cargos da área policial, com a maior distribuição para o agente, como esperado. Afinal, esse é o cargo de maior demanda na PF.
Na época, o organizador foi o Cebraspe. A banca já tem longo histórico em concursos federais na área da Segurança (PF, PRF e Depen). O concurso PF cobrou taxas de R$180 para cargos de agente, escrivão e papiloscopista, bem como R$250 para delegado.
Como de praxe em um concurso da área da segurança, foram aplicada várias etapas de seleção, das quais foram:
Prova objetiva;
Prova discursiva;
Exame de aptidão física;
Prova oral (somente delegado);
Avaliação médica;
Avaliação psicológica;
Avaliação de títulos (somente delegado e perito);
Prova prática de digitação (somente escrivão).
Investigação social;
Curso de formação.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!