Estágio e trainee Danone: uma seleção sem qualquer tipo de viés
Pollyana Pádua, Head de Talentos e Diversidade da Danone, fala da expectativa com a chegada dos novos colaboradores, chances de efetivação e muito mais!
Autor:
Publicado em:23/10/2020 às 15:30
Atualizado em:23/10/2020 às 15:30
Diversidade inclusiva: esse é um dos pilares da Danone que norteiam o trabalho de todas as equipes da companhia e permite a constante troca de experiências e pontos de vista. Como já havia sido noticiado pelo Folha+, a Danone está com inscrições abertas para os Programas de Trainee e de Estágio 2021.
O que você, estudante ou profissional recém-formado, pode esperar do processo seletivo da empresa?
Segundo Pollyana Pádua, Head de Talentos e Diversidade da Danone, esse conceito de diversidade inclusiva tem como objetivo fazer com que cada colaborador se sinta pertencente e tenha um ambiente onde possa potencializar o que tem de único dentro de um time diverso e de alta performance tanto em um contexto global, quanto local.
"Por meio dos Programas de Estágio e Trainee, buscamos atrair talentos com potencial, aderência à vaga e fit cultural, sem olhar para etnias, regiões, Inglês fluente e backgrounds de formação, por exemplo. Nossa preocupação é conduzir o processo de seleção minimizando qualquer tipo de viés e assim possibilitando que nossa equipe fique mais diversificada."
Pollyana já adianta que os candidatos podem esperar por um processo 100% virtual, inclusivo e repleto de desafios:
"Buscaremos por candidatos que tenham fit cultural com a Danone, potencial e competências de transformação. Além disso, para ambos os programas o time de recrutamento da Danone continuará com acesso ao banco de talentos para aproveitar os candidatos não aprovados no processo para outras vagas pontuais dentro da cia", explica.
Programa de Estágio e Trainee Danone inscrevem até novembro
(Foto: Divulgação)
Estagiários e trainees da Danone têm chances de serem efetivados
Com a seleção às cegas, a Danone vem conseguindo, cada vez mais, trazer pessoas de todas as idades, em todas as culturas e ambientes sociais. Dessa forma, o consumidor estará representado por uma comunidade plural.
"Queremos ter dentro da Danone a representação desses consumidores, dessas tribos, para conseguirmos inovar mais e para entregarmos propostas mais diversificadas. Acreditamos que estamos formando nossa futura liderança por meio desses programas, por isso investimos na integração e desenvolvimento dos mesmos", diz Pollyana ao destacar o que os novos colaboradores encontram no início dos programas:
"Eles podem aguardar por um processo de integração estruturado e um programa de desenvolvimento repleto de conteúdos relevantes. Além disso, todos são desafiados a liderar um projeto na cia e colocar as competências de transformação e empreendedorismo em prática."
Durante o programa de estágio e trainee, o time de Desenvolvimento de Talentos acompanha a evolução dos estagiários junto com os gestores e também promovem uma calibragem de avaliação anual.
Com toda essa dedicação e desempenho para acompanhar a rotina dos jovens talentos, o resultado não poderia ser diferente: hoje, em média, 68% dos estagiários são efetivados e 90% dos trainees assumem uma posição de gerente júnior na Danone, após dois anos de programa.
O que a Danone busca nos estagiários e trainees?
Pollyana conta que a empresa está em busca de estagiários que tenham vontade de se desenvolver e encarar grandes desafios. Por isso, valoriza esses quesitos no lugar de informações como a faculdade onde o estudante está matriculado ou a idade, por exemplo.
A avaliação dos concorrentes, tanto de trainee, quanto de estágio, é feita por meio das cinco competências de Liderança da Danone:
Ágil: atua com uma mentalidade ágil para gerar impacto sustentável;
Centrado no ser humano: ser engajado e conectado com as pessoas;
Responsável e determinado: demonstrar senso de dono para gerar impacto positivo no negócio;
Inclusivo e colaborativo: criar um ambiente aberto, inclusivo e de confiança;
Corajoso e com empatia: demonstrar coragem com empatia mesmo em ambientes complexos.
Já para trainee, a empresa busca por candidatos com potencial para serem os futuros executivos da Danone, com perfil empreendedor, que se identifiquem com o propósito da companhia e queiram causar impacto em um ambiente inclusivo com espaço para empreender e inovar.
"O trainee é um programa de alta aceleração na carreira e por isso com muitos desafios desde o recrutamento e ao longo dos dois anos de programa. Por isso, nossa primeira dica é que o candidato avalie se o programa trainee se conecta com o estilo de trabalho do candidato e momento de carreira. Se sim, então nossa dica é que os candidatos estudem sobre a Danone, dediquem um tempo de qualidade para os testes online e sejam eles mesmos ao longo de todo o processo.
Esse é um programa muito concorrido, com muitas inscrições por vaga, por isso uma outra dica é que a Danone continuará consultando o banco de talentos para que possamos convidar para outras vagas aqueles profissionais que foram bem avaliados mas porventura não foram aprovados no programa."
Como participar dos Programas de Estágio e Trainee Danone?
O Programa de Estágio oferta 20 vagas entre São Paulo e Poços de Caldas, em Minas Gerais. Para participar é preciso ter formação entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022 e ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais (seis horas por dia).
Inscrições: Até 11 de novembro
Teste Online: Até 11 de novembro
Painel online com gestores e RH: de 26 de novembro até 9 de dezembro
Entrevista online final: de 26 de novembro até 9 de dezembro
Para participar da seleção de trainee, o candidato precisa ter formação em qualquer curso bacharelado, entre dezembro de 2017 e dezembro 2020, e disponibilidade de mudanças e viagens pelo Brasil.
Os trainees receberão bolsa-auxílio de R$6.200, vale transporte, vale refeição, vale alimentação, plano de saúde, plano odontológico, vale academia e participação nos lucros.
Inscrições: até 2 de novembro
Teste Online: até 11 de novembro
Dinâmicas Online: de 18 a 25 de novembro
Painel online com gestores e RH: de 1º a 3 de dezembro