Edital do concurso Cabo Frio-RJ pode sair este ano
Sepe Lagos informa que edital de concurso para a Prefeitura de Cabo Frio poderá ser publicado ainda este ano.
Autor:
Publicado em:30/10/2019 às 14:13
Atualizado em:30/10/2019 às 14:13
O edital do concurso Cabo Frio-RJ poderá ser publicado ainda este ano, segundo últimas informações transmitidas pela secretaria de Administração do município. A expectativa é que a seleção conte com mais de mil vagas distribuídas entre cargos de todos os níveis de escolaridade.
No início de setembro a Secretaria Municipal de Educação (Seme) havia informado que o concurso ocorreria no próximo ano. Até o momento, contudo, a Assessoria de Comunicação não esclareceu se a previsão era referente à publicação do edital ou à aplicação das provas. Ainda que o edital seja publicado até dezembro, os exames poderão ocorrer no início de 2020.
Em outubro o Sepe, sindicato dos profissionais da Educação, informou por meio de nota que um concurso somente para docentes seria aberto também este ano. Equivocadamente FOLHA DIRIGIDA divulgou que a previsão se referia também ao edital para Cabo Frio.
Porém, a reunião com o subsecretário de Gestão de Ensino, Alan Figueiredo Marques, no dia 23 de outubro, tratava de assuntos relacionados ao Ensino Estadual.
O Sepe Lagos informa que teme o déficit crescente de professores na Rede Municipal de ensino e cobra a realização de um novo concurso público o mais rápido possível.
“Além do déficit ‘normal’ de professores na Rede Municipal, houve um grande crescimento da evasão de professores, que têm buscado a aposentadoria de forma mais urgente por medo das consequências da Reforma da Previdência.”
Prefeitura ainda finaliza projeto básico do concurso
Segundo últimas informações divulgadas pelo Executivo, contudo, o projeto ainda não foi finalizado e está em processo de elaboração, por meio da Secretaria de Administração (Secad). O documento norteia a escolha da banca organizadora, além de trazer informações sobre vagas e etapas de avaliação.
Após a finalização do texto, ele será encaminhado para a comissão de concurso e, em seguida, para a Procuradoria-Geral do Município de Cabo Frio (Progem). Após a escolha da banca, os passos seguintes serão formalizar a contratação, elaborar o cronograma e publicar o edital.
Segundo últimas informações da Secretaria de Administração, já foram recebidas propostas de empresas interessadas. A secretária de Administração, Elicéa da Silveira, falou um pouco a respeito dos trâmites para o concurso por meio de nota:
“Todo o trâmite para a realização do concurso está sendo cuidadosamente estudado para atender às necessidades do interesse público e da gestão da cidade. A equipe trabalha para finalizar o projeto básico sempre com atenção às diretrizes do nosso ordenamento jurídico.”
Concurso Cabo Frio-RJ terá vagas em todos os níveis
Ainda que possa sofrer alterações, o projeto básico do concurso ao qual a reportagem da FOLHA DIRIGIDA teve acesso é uma referência sobre as oportunidades que serão contempladas no edital.
Das mais de mil vagas, a previsão é que 143 sejam no nível fundamental, 216 no nível médio, 39 no nível médio/técnico e 714 para graduados.
O destaque é a carreira de professor (docente II), que contará com 330 oportunidades. Também haverá formação de cadastro de reserva para docente I, de modo que mais pessoas possam ser chamadas durante o prazo de validade.
A prefeitura estima que o concurso público atraia cerca de 40 mil candidatos. Desses, 10 mil seriam para cargos de nível fundamental, 20 mil no nível médio e 10 mil no nível superior.
O documento não informa qual será o valor das taxas de inscrição. Mas confirma que haverá isenção do valor para pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os candidatos serão avaliados por meio de provas de Conhecimentos Gerais e Específicos, de caráter habilitatório e classificatório. Para ser classificado será preciso acertar, cumulativamente, 50% de cada parte. A primeira terá peso 1 e a segunda, peso 2.
A nota final do concurso corresponderá à média ponderada das notas obtidas em cada uma. Para ser habilitado, o concorrente deverá alcançar um total de seis pontos, pelo menos.
Prefeitura convocou 429 aprovados no último concurso
A realização de um novo concurso em Cabo Frio é uma determinação do Ministério Público Estadual e Federal, bem como do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Também há uma acordo judicial realizado entre o Município e o Sepe-Lagos, junto com o MP-RJ em maio de 2017, que prevê a convocação de aprovados no concurso de 2009.
As chamadas já estão sendo realizadas. Na última sexta-feira, 25, a prefeitura convocou mais 429 classificados na seleção anterior. A entrega de documentos acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro. Os selecionados iniciarão as atividades no próximo ano letivo da rede municipal.
As novas vagas que serão preenchidas são de docentes I (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e para docente II, nas disciplinas de História, Português, Geografia, Ciências, Inglês, Educação Física, Artes, além de Supervisores e Orientadores Educacionais.
Os convocados devem apresentar os documentos especificados no edital na Escola Municipal Prof. Edilson Duarte, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A próxima etapa será a realização dos exames admissionais, entre os dias 6 a 10 de janeiro de 2020.
As datas de escolha de lotação, posse e encaminhamento à unidade escolar serão publicadas posteriormente.
Último concurso da prefeitura foi há dez anos
O último concurso da Prefeitura de Cabo Frio foi aberto em 2009 com oferta de 2.061 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os candidatos foram avaliados por meio de: prova objetiva; análise de títulos, no caso dos professores; e teste de aptidão física, para guardas municipais.
Os selecionados foram contratados pelo regime estatutário, que garante a estabilidade.