Em resposta à reportagem da FOLHA DIRIGIDA, o TCE-RJ desmentiu a possibilidade de o concurso não sair. De acordo com o tribunal, não há qualquer notícia sobre a suspensão dos preparativos.
O que o Tribunal quer dizer na nota é que o concurso não vai mais acontecer no decorrer do ano de 2019, como era previsto inicialmente. A publicação do edital deverá acontecer agora somente em 2020.
A nota do tribunal informa ainda sobre a devolução de mais R$85 milhões ao Governo do Rio de Janeiro, com o objetivo de contribuir com a reestruturação fiscal pela qual passa o Estado.
A Assessoria de Imprensa do TCE-RJ ressaltou também que todas as atualizações sobre os preparativos do concurso são as que já foram publicadas na página da seleção. A última movimentação divulgada foi a contratação do Cebraspe como organizador.
O órgão não quis informar previsão oficial para abertura da seleção. A expectativa, porém, é que isso ocorra ainda no primeiro semestre de 2020, tendo em vista que os preparativos já estão avançados.
Candidatos serão avaliados em três etapas
Conforme estabelecido no regulamento do concurso TCE-RJ, aprovado em maio deste ano, a seleção dos candidatos vai compreender três etapas:
- prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório; e
- avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.
A primeira será dividida em duas partes: Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. As disciplinas serão divulgadas somente no edital de abertura, mas uma boa referência de preparação pode ser o concurso anterior.
. Saiba como foram as provas do último concurso TCE-RJ para analista
Já a discursivo consistirá em questões sobre as disciplinas relacionadas tanto a Conhecimentos Básicos quanto a Específicas, além de uma peça de natureza técnica sobre disciplina relacionada a Conhecimentos Específicos.
O último concurso para a área de apoio do TCE-RJ foi realizado em 2012. O edital ofertava 100 vagas nos níveis médio e superior, sendo 89 para o cargo de analista de controle externo. Os candidatos foram avaliados por meio das mesmas três etapas: provas objetivas e discursivas, além de avaliação de títulos.
A objetiva foi composta por 100 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos. A primeira parte abrangia as disciplinas de:
- Português
- Noções de Direito
- Legislação Básica aplicável ao TCE‐RJ
A parte de Conhecimentos Básicos também incluiu a disciplina Controle Externo, com cinco questões. A prova foi avaliada na escala de 0 a 100 pontos. Para ser aprovado era preciso alcançar, pelo menos: 20 pontos em Conhecimentos Básicos; 30 em Conhecimentos Específicos; e 50 no conjunto das duas partes.
Prepare-se com o material de apoio da FOLHA DIRIGIDA: