Eleições 2020: conheça as propostas dos candidatos de Salvador
A poucos dias do primeiro turno das Eleições 2020, Folha Dirigida reúne as propostas dos principais candidatos à Prefeitura de Salvador BA.
Autor:
Publicado em:06/11/2020 às 08:00
Atualizado em:06/11/2020 às 08:00
No dia 15 de novembro, milhares de brasileiros vão às urnas escolher o próximo prefeito de sua cidade. Por isso, Folha Dirigida realiza o especial Eleições 2020, com destaque para as principais regiões do país. Nesta sexta-feira, 6, é a vez de Salvador, na Bahia.
A capital baiana é uma das poucas cidades brasileiras que pode ter um prefeito eleito já no primeiro turno. Isso porque o candidato Bruno Reis (DEM) lidera as pesquisas, com mais de 60% das intenções de voto.
No entanto, segundo dados do Ibope divulgados pela TV Bahia, no dia 30 de outubro, mais dois candidatos pontuam acima dos 5%, sendo eles: Major Denice (PT), com 13%, e Olívia Santana (PCdoB), com 7% das intenções de voto.
Para conhecer mais sobre os candidatos à Prefeitura de Salvador BA, Folha Dirigida reuniu as principais propostas para a Educação, Empregabilidade, Concursos e Servidores Públicos.
O levantamento foi feito com base no plano de governo dos candidatos que se destacam nas pesquisas eleitorais. Confira!
Confira as propostas dos candidatos das
Eleições 2020 para Salvador (Foto: Divulgação)
Bruno Reis (DEM) promete concursos em Salvador
O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, é um dos favoritos e pode ser eleito ainda no primeiro turno, já que conta com mais de 60% das intenções de voto.
Apoiado pelo prefeito ACM Neto (DEM), Bruno Reis promete continuar com as políticas adotadas nos últimos anos. Confira as principais propostas do candidato:
Concurso Público e valorização dos servidores
Bruno Reis
(Foto: Divulgação)
Em 2019, foram publicados os editais do concurso Salvador BA. Desde então, a prefeitura vem realizando convocações. No seu plano de governo, Bruno Reis promete valorizar os servidores.
Por meio da Escola Digital, será oferecido um centro de treinamento para servidores públicos e professores do município.
Ainda segundo o candidato, a próximo administração contará com um programa habitacional para os servidores.
O objetivo será estimular também a transferência para próximo do local de trabalho, além da casa própria.
Segundo Bruno Reis, os servidores serão valorizados, por meio de programas como o de Desenvolvimento do Servidor, que contará com trilhas curriculares específicas para a carreira pública.
Ainda segundo o candidato, se eleito, novos concursos serão realizados, "sempre e quando necessários em decorrência da expansão de serviços ou da reposição de quadros".
Empregabilidade
Para gerar emprego e renda em Salvador BA, Bruno Reis promete atenção especial aos setores econômicos locais mais fortemente afetados pela crise, no sentido de auxiliar em sua recuperação, bem como na preservação dos empregos.
"Será feito também o acompanhamento e monitoramento permanente das condições e evolução econômica, na medida em que a reação da economia depende muito mais de fatores vinculados a políticas federais, que sejam capazes de induzir maior oferta de crédito e maior demanda por bens e serviços, quando da retomada da chamada nova normalidade pós-pandêmica", diz o plano de governo do candidato.
Para os trabalhadores, o candidato promete oferecer capacitação ou qualificação profissional e disponibilização do ensino, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Educação
Na Educação, Bruno Reis promete elevar a cobertura em creches (crianças até três anos) para 55%, uma taxa mais elevada que a meta do Plano Nacional de Educação para 2024, que é de 50%.
Além disso, o candidato afirma que, em uma gestão sua, a cidade contará com 70% de tempo integral na Educação Infantil (creches e pré-Escola). Um marco, segundo ele, indispensável para permitir às famílias tranquilidade para o acesso ao mercado de trabalho.
O candidato também promete um conjunto de medidas para melhorar a qualidade da Educação de Salvador, incluindo:
acompanhamento dos egressos na pré-escola, para garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa;
realização de ações de promoção da entrada no nível fundamental na idade certa (seis anos);
implementação do conceito de STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), para evoluir o ensino de Matemática, Ciências, Robótica e Tecnologia.; entre outros.
Major Denice prevê plano de carreira estruturado
Major Denice aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais. Idealizadora da Ronda Maria da Penha, a candidata propõe o fortalecimento do controle e monitoramento de serviços públicos.
Em seu plano de governo, a candidata do PT, que é oficial da Polícia Militar há 30 anos, destaca suas propostas para a Prefeitura de Salvador.
Concurso Público e valorização dos servidores
Segundo a candidata, os servidores públicos precisam de um plano de carreira estruturado, que garanta a progressão dos salários, valorização dos serviços e um espaço de trabalho com infraestrutura adequada.
Em seu plano de governo, Major Denice também promete a instituição de uma gestão democrática e participativa, com a intenção de assegurar a utilização de todos os canais de comunicação digital para garantir a ampla participação da população, visando ainda instituir a participação cidadã.
A candidata também deseja aperfeiçoar a gestão de pessoas. Nesse caso, ela promete criar o Centro Municipal de Formação continuada para profissionais de educação e gestores de escolas.
Major Denice
(Foto: Divulgação)
Outra proposta é o programa de valorização profissional da nova Guarda Civil Municipal, em um centro de formação com "infraestrutura decente".
Empregabilidade
Para gerar renda e emprego, a candidata traz em seu plano de governo Trabalho SIMM 4.0.
O programa de intermediação profissional da prefeitura vai se tornar uma plataforma de oferta de serviços e produtos de pequenos comerciantes da cidade.
O projeto será integrado à qualificação e capacitação para o empreendedorismo, sendo articulado com startups, universidades e o Sistema S.
Major Denice também promete a abertura de 13 centros de Inovação e Tecnologia, com fablabs, impressoras 3D, espaços maker, coworking, mentoria, estúdio e ilhas para produção de conteúdo, formação e capacitação, além de internet de alta velocidade.
Educação
Nesta área, a candidata quer garantir, no mínimo, 50% das vagas da rede municipal para a educação em tempo integral e dobrar as vagas em creches na cidade, construindo no mínimo 52 unidades.
Outra proposta é a internet banda larga em todas as escolas, acessível às comunidades no turno oposto ao das atividades e nos finais de semana.
Major Denice também promete a criação do Programa Escola Carinhosa, que promoverá a reforma dos ambientes escolares e a garantia da merenda de qualidade, evitando assim a evasão escolar.
Olívia Santana fala em valorização dos servidores
Olívia Santana já fez história na política. Primeira deputada estadual negra eleita na Assembleia Legislativa da Bahia, a candidata quer maior participação das mulheres nos espaços de poder e promete combater o racismo, por meio da promoção da igualdade racial.
Em seu plano de governo, a candidata do PCdoB, destaca suas propostas para a Prefeitura de Salvador. Confira!
Concurso Público e valorização dos servidores
A candidata já afirmou, durante sua campanha, que, caso seja eleita, criará mecanismos que valorizem as diversas carreiras do funcionalismo público municipal.
Entre as ações propostas estão: respeito aos respectivos pisos salariais; progressões funcionais; garantia do pagamento de adicionais e concessões de licenças; e programas de capacitação para os servidores municipais.
Olívia Santana
(Foto: Divulgação)
Olívia Santana também já afirmou que o funcionalismo público não pode ser visto como um gasto para a administração.
Para isso, ela também promete a criação de uma Mesa Central de Negociação entre servidores e gestores da prefeitura.
Empregabilidade
Para gerar emprego, a candidato promete criar um plano emergencial de retomada econômica.
Olívia Santana também quer enfrentar as desigualdades no mercado de trabalho e promover uma política pública de economia social e solidária.
Entre as propostas para promover a empregabilidade em Salvador, a candidata afirma que irá:
Fortalecer a formação profissional;
Promover o trabalho, Educação e renda para a população jovem;
Criar o programa Qualifica Salvador; e
Fortalecer a formação, considerando a diversidade de gênero, raça e geracional.
Educação
Na Educação, a candidata do PCdoB fala em organizar a volta às aulas com segurança, além de garantir a internet social para estudantes do nível fundamental.
A candidata também promete valorizar a formação integral e os profissionais da Educação, realizar a gestão democrática nas escolas e melhorar a qualidade de ensino.
Olívia Santana promete ainda criar o programa Dever de Casa, garantir o funcionamento das escolas em tempo integral, educação de qualidade para alunos com deficiência e promover a imersão digital.
Conheça os candidatos das Eleições 2020 de Salvador
Além dos três primeiros candidatos nas pesquisas eleitorais de Salvador, também concorrem à prefeitura: Bacelar (Podemos); Celsinho Cotrim (Pros); Cézar Leite (PRTB); Hilton Coelho (Psol); e Pastor Sargento Isidório (Avante).